Porto Business School quer preparar gestores e líderes para os desafios ESG com executive master em Sustainability Management
A Porto Business School anuncipu o lançamento da segunda edição do Executive Master em Sustainability Management. Este programa visa preparar gestores e líderes para enfrentar os desafios ESG (ambientais, sociais e de governança) e as novas exigências regulatórias, como a Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) da União Europeia.
O lançamento da segunda edição segue o sucesso da primeira, com forte participação, e surge num contexto onde as empresas se veem cada vez mais pressionadas a adotar práticas de sustentabilidade.
Um estudo recente da PwC revela que apenas 41% das empresas em Portugal confiam na sua capacidade de implementar práticas de sustentabilidade e reportar as informações exigidas pela CSRD, um valor significativamente inferior aos 63% observados a nível global. Apesar disso, a maioria vê a nova diretiva como uma oportunidade para fortalecer o seu negócio.
O estudo da Deloitte, “O Estado da Sustentabilidade das Empresas Portuguesas”, aponta que as empresas nacionais têm investido em iniciativas sociais, ambientais e de governança, com foco no combate às alterações climáticas e na adoção de frotas mais verdes e energias renováveis. No entanto, áreas como poluição e resíduos ainda estão aquém das metas estabelecidas.
Neste cenário, o Executive Master em Sustainability Management visa formar líderes capazes de integrar a sustentabilidade nas estratégias empresariais, otimizar recursos, reduzir a pegada ambiental e melhorar o desempenho económico das empresas. O programa oferece uma rede única de especialistas e investigadores de empresas e instituições renomadas, abordando temas como ação climática, direitos humanos e relato não financeiro.
“No final da formação, os alunos vão ser capazes de desenhar estratégias empresariais baseadas nos diferentes pilares da sustentabilidade, liderar projetos de transformação nas organizações, otimizar recursos e maximizar a eficiência para reduzir a pegada ambiental da atividade, estabelecer parcerias duradouras que valorizem o bem comum e, ainda, definir objetivos, monitorizar e reportar sistematicamente os resultados e o respetivo impacto”, afirma João Dias da Silva, codiretor do programa.
Já Patrícia Teixeira Lopes, codiretora do programa e vice-dean da Porto Business School, refere que “a inovação, a transição digital e a sustentabilidade assumem-se temas cada vez mais importantes e incontornáveis para o futuro dos negócios. E, por este motivo, a Porto Business School compreende a importância destas áreas, integrando-as nos currículos dos seus programas, nomeadamente o executive master em Sustainability Management e o open executive programme de Gestão Sustentável, que abrangem tópicos como Estratégia de Sustentabilidade, Responsabilidade Social Corporativa, Finanças Sustentáveis e Inovação Sustentável. Além disso, os nossos programas de MBA permitem a obtenção de um Certificado de Sustentabilidade, que foi desenhado para todos os que pretendem desenvolver o seu conhecimento e competências na área da Sustentabilidade e das práticas empresariais sustentáveis”.
As candidaturas para a segunda edição do Executive Master em Sustainability Management estão abertas até 5 de janeiro. O programa, com duração de um ano, será lecionado em inglês. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site da Porto Business School.