Empresas centenárias: Leitão & Irmão – Manter a consistência
Em que contexto é que a empresa foi fundada e a que necessidades procurou responder?
No contexto português de 1822, na cidade do Porto, a fundação da empresa respondeu à evolução enquanto ourives do fundador José Pinto Leitão. Após a sua formação de, em regra, 10 anos como aprendiz, José Pinto Leitão apresentou-se a exame, ficando habilitado para abrir a sua “loja e casa de trabalho” com os seus próprios oficiais e aprendizes.
O casamento com Maria Delfina, filha do reconhecido portuense José Teixeira da Trindade, potenciou e deu ênfase, junto da corte, do trabalho de José Pinto Leitão, conduzindo à nomeação de seus filhos, com o título de Ourives da Casa Imperial do Brasil e Joalheiros da Coroa Portuguesa. A casa tonou-se uma referência na joalharia e ourivesaria.
Quais os maiores desafios de uma marca centenária? Como se consegue garantir consistência de valores e posicionamento ao longo de décadas?
Ao longo de 200 anos manter a consistência e os mesmos valores é realmente um desafio. As mentalidades mudam, tal
como as necessidades e as pessoas.
O facto de a empresa se manter ligada à família fundadora é um factor determinante, pois os valores passam-se desde cedo.
A área onde trabalhamos, a joalharia, onde as matérias-primas e a mão-de-obra apresentam valores acima da média, ajudam para que nos mantenhamos fiéis sem ceder facilmente ao mercado e enveredar por uma vertente estritamente comercial.
Na visão que nos é própria, o factor mais determinante para garantir a consistência é a nossa oficina. Somos uma Casa que cria manufactura e comercializa o seu próprio produto. A receita das grandes marcas mundiais. Uma oficina de ourivesaria e joalharia residente no mesmo local desde a sua fundação, onde se fundem as mesmas máquinas e ferramentas desde há pelo menos um século com as mais modernas técnicas informáticas focadas no universo da joalharia. Onde as pessoas que aqui trabalham aprendem com os mestres que um dia foram aprendizes e serão os mestres dos colaboradores novos que vão chegando. Na nossa oficina, além de se aprender e aperfeiçoar um ofício, passam-se os valores de manufactura que são essenciais para o posicionamento da marca.
Que práticas de gestão foram fundamentais para o sucesso a longo prazo da empresa?
Manter uma oficina própria e exclusiva tem sido um factor fundamental embora desafiante, pois logisticamente condiciona a quantidade de resposta embora garanta uma resposta de qualidade. Possibilita também responder a uma necessidade para a qual existe cada vez menos resposta: o Be Spoke ou as peças feitas por medida.
Do ponto de vista de gestão, encontrar parceiros externos à Casa para criar pontos de venda muito seleccionados é também um factor que aumenta os pontos de venda da marca de forma criteriosa e controlada. Este trabalho é também continuado actualmente pela loja online que possibilita um ponto de venda global.
A empresa tem vindo a adaptar-se às mudanças no mercado e à inovação tecnológica. Em que medida?
Embora o nosso valor de manufactura ser fundamental, a tecnologia tem entrado na Casa na medida em que é uma mais-valia para que nos mantenhamos focados no importante.
O desenvolvimento de peças e resposta a peças Be Spoke é actualmente em grande parte digital, uma forma de rentabilizar tempo e expectativas do cliente. Na produção das peças na nossa oficina, a parte do trabalho inicial onde a tecnologia é uma mais-valia face à mão humana também é desenvolvida através da inovação tecnológica que potencia a capacidade criativa.
A inovação tecnológica aplica-se ao dia-a-dia facilitando reuniões e trabalho de forma remota, através da inteligência artificial facilitando a agilização de tarefas rotineiras e organizacionais.
De que forma a cultura empresarial contribui para a longevidade da empresa?
A longevidade da empresa deve-se muito à cultura empresarial que praticamos, na medida em que está integralmente ligada às nossas oficinas e à manufactura. Ao longo de sete gerações a implementação da personalidade própria de cada responsável pela Casa, ao invés do condicionamento de ter de seguir um guião pré-existente, faz a nossa cultura empresarial. Os valores, no entanto, permanecem os mesmos.
Como é que a empresa mantém a fidelidade dos seus clientes ao longo dos anos?
Os nossos clientes contam com a Leitão & Irmão tanto nas necessidades e vaidades do dia-a-dia como também em momentos especiais. O que faz com que se sintam em casa sempre que voltam. Procuramos ter uma oferta de peças que respondam aos desejos mais simples e mais extravagantes, tal como o Be Spoke oferece a possibilidade de ter a peça especial e única.
A empresa tem o seu carácter próprio único e reconhecido. Também por isso os apreciadores da Casa passam de geração em geração.