Como é que uma farmacêutica está a ajudar Putin a conseguir chips avançados de Inteligência Artificial?

A Shreya Life Sciences, com sede em Bombaim, está a exportar servidores Dell equipados com chips avançados de IA para a Rússia, reforçando o papel da Índia como intermediária nas transações tecnológicas de uso duplo.

Com sede em Andheri, no norte de Bombaim, a Shreya tem exportado servidores Dell PowerEdge XE9680, equipados com chips de inteligência artificial da Nvidia e AMD, para o mercado russo, relata a ‘Bloomberg’. Estas exportações, que somam 1.111 unidades apenas entre abril e agosto de 2024, têm chamado a atenção dos EUA e da União Europeia, que têm tentado restringir o acesso de Moscovo a tecnologias com potencial uso militar.

Os servidores enviados pela Shreya para a Rússia estão entre os produtos mais avançados da Dell e incluem o chip H100 da Nvidia, uma das tecnologias mais poderosas no campo da inteligência artificial. Esta e outras exportações de tecnologia para a Rússia somaram 300 milhões de dólares e foram legalmente viabilizadas pela empresa indiana, que não está sujeita às sanções ocidentais.

De acordo com uma análise de dados comerciais conduzida pela Bloomberg, o destino dos servidores Dell eram empresas russas com envolvimento em setores estratégicos.

Estes acontecimentos colocam a Índia, segunda maior intermediária de tecnologias restritas para a Rússia, numa posição delicada face às pressões do Ocidente. Os EUA e a União Europeia já alertaram empresas e governos sobre os riscos de tais transações, embora o governo indiano argumente que segue a sua política externa independente, particularmente no que toca às suas relações económicas com a Rússia.






Comentários
Loading...