Só metade dos trabalhadores portugueses acreditam no alinhamento do propósito nas suas empresas
Apenas 49% dos trabalhadores acreditam que há um alinhamento claro entre a missão da empresa e o comportamento da equipa de direção, dos colegas e dos próprios.
Esta é uma das principais conclusões do estudo da ONSTRATEGY sobre o grau de coerência e consistência do propósito nas organizações em Portugal, que envolveu mais de 50.000 cidadãos.
Nos últimos anos, o conceito de “propósito” tem ganho destaque no mundo empresarial, definido como a razão fundamental pela qual uma organização existe para além do lucro. Este propósito deveria nortear as decisões e ações, respondendo à pergunta: “Por que estamos aqui?”. No entanto, o estudo da ONSTRATEGY demonstra que, embora muitas empresas tenham definido o seu propósito, a sua aplicação prática e vivência interna estão longe de ser unânimes.
Para avaliar a coerência do propósito, o estudo colocou três questões simples aos inquiridos:
- O comportamento da equipa de direção está alinhado com o propósito da organização?
- Os colegas seguem esse mesmo propósito?
- O propósito da organização está em sintonia com os valores pessoais do colaborador?
Com base nas respostas, foi criado um Índice de Consistência, que aponta para uma discrepância preocupante: menos de metade dos trabalhadores vê coerência e alinhamento entre os vários níveis da organização.
Comparando com Espanha, onde este índice é de 61%, Portugal apresenta um desempenho inferior. Além disso, o estudo revela que a consistência do propósito varia entre indústrias, com algumas a destacar-se mais positivamente do que outras.