Só metade dos trabalhadores portugueses acreditam no alinhamento do propósito nas suas empresas

Apenas 49% dos trabalhadores acreditam que há um alinhamento claro entre a missão da empresa e o comportamento da equipa de direção, dos colegas e dos próprios.

Esta é uma das principais conclusões do estudo da ONSTRATEGY sobre o grau de coerência e consistência do propósito nas organizações em Portugal, que envolveu mais de 50.000 cidadãos.

Nos últimos anos, o conceito de “propósito” tem ganho destaque no mundo empresarial, definido como a razão fundamental pela qual uma organização existe para além do lucro. Este propósito deveria nortear as decisões e ações, respondendo à pergunta: “Por que estamos aqui?”. No entanto, o estudo da ONSTRATEGY demonstra que, embora muitas empresas tenham definido o seu propósito, a sua aplicação prática e vivência interna estão longe de ser unânimes.

Para avaliar a coerência do propósito, o estudo colocou três questões simples aos inquiridos:

  1. O comportamento da equipa de direção está alinhado com o propósito da organização?
  2. Os colegas seguem esse mesmo propósito?
  3. O propósito da organização está em sintonia com os valores pessoais do colaborador?

Com base nas respostas, foi criado um Índice de Consistência, que aponta para uma discrepância preocupante: menos de metade dos trabalhadores vê coerência e alinhamento entre os vários níveis da organização.

Comparando com Espanha, onde este índice é de 61%, Portugal apresenta um desempenho inferior. Além disso, o estudo revela que a consistência do propósito varia entre indústrias, com algumas a destacar-se mais positivamente do que outras.

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