BEI aprova financiamento de 900 milhões de euros para projetos da EDP
O Banco Europeu de Investimento (BEI) aprovou uma linha de financiamento no valor de 900 milhões de euros destinada ao desenvolvimento de novos projetos da EDP nos próximos dois anos.
A decisão da entidade irá apoiar a construção e operação de várias centrais de energias renováveis, incluindo projetos de energia solar fotovoltaica, eólica onshore e uma bateria de armazenamento em Espanha, Portugal e Itália, no período entre 2024 e 2026, revela o ‘elEconomista’.
O custo total do programa está estimado em 1.623 milhões de euros, com o BEI a cobrir mais de metade dos recursos necessários para o plano de expansão da EDP. Este financiamento enquadra-se nos investimentos globais da empresa portuguesa, que prevê aplicar 17 mil milhões de euros até 2026.
Grande parte dos investimentos será realizada em regiões de coesão, tornando-os elegíveis ao abrigo do artigo 309.º, alínea c), de interesse comum da UE. Além disso, o BEI sublinhou que os projetos serão “economicamente justificados” e trarão benefícios significativos, nomeadamente na ação climática, através do aumento da produção de energias renováveis, da criação de nova atividade económica e da redução das emissões de CO2.