Ações da Inapa exluídas da Euronext Lisbon a partir do final do mês
As ações da Inapa – Investimentos, Participações e Gestão (Inapa IPG) vão ser excluídas da Euronext Lisbon a partir do final do mês, por causa da insolvência da empresa, foi hoje anunciado.
Num comunicado publicado no ‘site’ da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa explica que a Euronext Lisbon anunciou na terça-feira que as ações ordinárias emitidas pela Inapa IPG – “com o código ISIN PTINA0AP0008” – serão excluídas a partir de 29 de outubro de 2024, sendo o último dia de negociação o dia 28 de outubro.
A Inapa apresentou o pedido formal de insolvência em 29 de julho, junto do Juízo de Comércio do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, e a sentença de declaração de insolvência foi proferida em 01 de agosto.
A decisão surgiu na sequência da insolvência da subsidiária alemã Inapa Deutschland, devido a “uma carência de tesouraria de curto prazo” no montante de 12 milhões de euros para a qual não foi encontrada “solução de financiamento no prazo estabelecido de acordo com a lei alemã”, explicou, na altura, o grupo empresarial.
No final de setembro, os credores do grupo empresarial aprovaram as propostas que constavam no relatório do administrador de insolvência para a venda da Inapa Packaging por 20 milhões de euros e da Inapa France por 25 milhões de euros.
Fundado em 1965 e líder em Portugal na distribuição de papel e embalagens, o grupo Inapa tem como principal acionista a empresa pública Parpública, com 44,89% do capital social, enquanto a empresa Nova Expressão tem 10,85% e o Novo Banco 6,55%. O restante capital está disperso.