Penafiel concessiona a privados estação de transportes que abrirá em 2025

A Câmara de Penafiel concessionou a uma empresa privada de autocarros a gestão da nova central de transportes situada junto à estação ferroviária de Novelas, que deverá abrir em 2025, informou hoje aquele município do distrito do Porto.

Segundo a autarquia, a concessão alarga-se à gestão da estação de mobilidade localizada no centro da cidade, junto ao Jardim do Calvário.

Destaca a autarquia, em comunicado, que a entrada em funcionamento do novo equipamento “vai melhorar a eficiência da oferta de transportes públicos de passageiros e a intermodalidade no concelho, tornando-se no principal polo de transportes públicos da região”

Aquela estação, já concluída, vai garantir uma ligação rápida ao centro da cidade a partir de um novo acesso, também já concluído mas que ainda não abriu porque falta executar uma rotunda junto ao acesso à Autoestrada 4 (A4).

A autarquia já conta com o visto do Tribunal de Contas para iniciar a construção da rotunda, o que deverá ocorrer nas próximas semanas, foi hoje também revelado.

Complementarmente, na mesma empreitada, orçada em um milhão de euros, será executada nas imediações uma segunda rotunda, no acesso à zona industrial n.º 2.

Acresce que para a zona onde se encontram a estação ferroviária e a estação de transportes está prevista a construção do novo centro de saúde da cidade, perspetivando uma nova área de expansão da cidade.

A autarquia espera que a abertura do novo acesso, a partir da estação, e a entrada em funcionamento das duas rotundas melhore o acesso à cidade, atualmente muito congestionado, a partir da variante à Estrada Nacional 106 (Penafiel-Lousada) e da A4.

“Hoje é um dia histórico. Tudo isto resulta de uma estratégica que delineamos nos últimos anos com o objetivo de criar melhores condições de mobilidade para os nossos concidadãos”, considerou o presidente da câmara, Antonino Sousa.