Escolas de negócios portuguesas voltam a ter MBAs entre os melhores do mundo (e um deles está no Top 50)

O Financial Times divulgou hoje o seu ranking dos melhores Executive MBA, e as instituições portuguesas voltam a figurar entre os melhores do mundo.

O programa Executive MBA do The Lisbon MBA Católica|Nova subiu 14 posições no ranking EMBA Financial Times 2024, ocupando agora a 49ª posição no ranking mundial. É uma melhoria de 35 lugares em apenas dois anos. Na Europa, o programa também se destacou, entrando no Top 25 e consolidando a sua posição de clara liderança como melhor Executive MBA em Portugal.

O The Lisbon MBA Executive destaca-se nos indicadores de sustentabilidade. O programa evidencia-se pela 11ª posição na Europa em termos da pegada de carbono, que é calculada pela emissão de carbono publicada nos relatórios das duas escolas que desenvolvem em conjunto o programa, Católica-Lisbon e Nova SBE, assim como a sua classificação entre os 30 melhores MBAs na Europa no critério ESG (Environment, Social & Governance) referente à percentagem desta componente no curriculum das diferentes disciplinas do The Lisbon MBA Executive.

O Executive Master in Business Administration (EMBA) do Iscte Executive Education subiu 8 posições relativamente a 2023 e está entre os 100 melhores programas avaliados em todo o mundo. O grande destaque para o Executive MBA da escola de formação de executivos está no indicador de School Diversity, em que a percentagem de mulheres é a maior em Portugal, no que respeita ao corpo docente, estudantes e membros do board.

José Crespo de Carvalho, presidente do Iscte Executive Education, refere que “O Iscte Executive Education continua no TOP 100 do mundo e sobe 8 posições no seu Executive MBA. Não é apenas estarmos de parabéns por termos o nosso Executive MBA entre os 100 melhores do mundo. Porque estamos de parabéns. É muito mais que isso. É em 13.000 escolas de gestão no mundo estarmos nas 100 melhores do mundo para este produto. Estamos a ajudar o ensino superior português a fazer história”.

Crespo de Carvalho felicita ainda “o The Lisbon MBA, o outro Executive MBA português presente no ranking do ‘Financial Times’. E parabéns a todos quantos estão a trabalhar, também, para este desiderato, mas não tiveram hipótese de marcar presença. Não obstante, sabemos que no ensino superior de gestão somos dos países mais fortes do mundo. Portugal é também isto. É também feito de grandes vitórias. Nós, Iscte Executive Education, conseguimos mais uma grande vitória”, conclui.

Coordenado por Dulce Mota e Pedro Fontes Falcão, o Executive MBA do Iscte Executive Education arrancou em setembro, com a totalidade das vagas preenchidas.