Explicador: Afinal, o que é um bom salário líquido na Europa?

As principais economias europeias revelam grandes variações no que é considerado um “bom salário”, influenciadas tanto pelos ganhos médios como pelos diferentes custos de vida.

Na Alemanha, de acordo com Chris Chasteen, diretor de pesquisa do Instituto de Pesquisa Económica ERI, um bom salário bruto situa-se entre os 64.000 e 70.000 euros anuais, o que representa cerca de 3.300 a 3.600 euros líquidos mensais, de acordo com as contas da ‘Euronews’. As cidades alemãs, como Berlim, tendem a ter salários mais elevados, mas o custo de vida mantém-se inferior ao de outras capitais europeias, como Londres e Paris.

No Reino Unido, o salário líquido mensal considerado confortável varia entre 2.500 e 3.300 libras, correspondendo a cerca de 2.962 a 3.915 euros. Em Londres, onde os ganhos são em média 23% superiores ao resto do país, um bom salário ultrapassa os 3.643 euros.

Em França, o salário médio líquido mensal é de 2.587 euros, mas para viver de forma confortável, o valor sobe para cerca de 3.200 euros mensais para uma pessoa solteira. Em Paris, devido ao elevado custo de vida, este número ascende a pelo menos 3.400 euros.

Em Portugal, o salário médio aumentou para 1.640 euros no segundo trimestre. Subiu 6,4 por cento em valores brutos. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, em termos reais, ou seja, descontando a inflação, o aumento foi menor: 3,6 por cento. As contas são feitas em comparação com o mesmo trimestre do ano passado.

Por fim, a satisfação das pessoas com as suas situações financeiras varia significativamente em toda a Europa, com valores tão baixos como 39% em Atenas e tão altos como 87% no Luxemburgo. Os países do norte e oeste da União Europeia são, geralmente, os que reportam maior satisfação financeira.

Ler Mais



Comentários
Loading...