Airbnb gera 14,3 milhões de euros em taxa turística em Portugal

O total da cobrança da taxa turística em Lisboa, durante o ano de 2019, ascende a cerca de 10 milhões de euros, mais do dobro face ao valore registado no ano anterior, de acordo com dados revelados nesta quinta-feira pela Airbnb. Relativamente ao Porto, foram gerados cerca de 4,3 milhões de euros no ano 2019, verificando-se um aumento face aos 2,5 milhões de euros do ano anterior.

Só em Portugal, os anfitriões da Airbnb já contribuíram com mais de 14 milhões de euros através da taxa turística em 2019, valor que a ser contabilizado desde 2016, atinge quase os 27 milhões.

Desde a assinatura do acordo entre a Airbnb e a Câmara Municipal de Lisboa, em 2016, a plataforma já entregou ao município mais de 20 milhões de euros de taxa turística cobrada, em nome dos seus anfitriões, aos viajantes hospedados nos alojamentos da capital registados na plataforma. No que diz respeito ao Porto, desde a celebração do acordo em 2018, a Airbnb teve uma contribuição de quase sete milhões de euros, para a receita da taxa turística no município.

A Airbn é a única plataforma que colecta a taxa turística em Portugal. A cobrança e entrega da taxa teve origem nos acordos celebrados entre a plataforma e as Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto, promovendo «a partilha de alojamento responsável e tornando mais simples a cobrança da taxa turística».

«Temos um histórico de trabalho significativo com as autoridades, como temos feito com mais de 500 governos e autoridades locais em todo o mundo, para cobrar a taxa turística e, globalmente, já arrecadámos mais de 2 mil milhões de dólares em impostos em nome dos anfitriões e hóspedes», revela a Airbnb.