Nova SBE quer capacitar organizações sociais através de novo programa que as tornará “mais autónomas e sustentáveis”
A Nova SBE anunciou a abertura das inscrições para a 5ª edição do programa de capacitação Social Leapfrog, destinado a organizações sociais. Integrado na Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria entre a Fundação “la Caixa”, o BPI e a Nova SBE, o programa visa apoiar organizações sociais a alcançar um futuro autónomo e financeiramente sustentável.
As organizações sociais enfrentam desafios significativos, equilibrando a sustentabilidade financeira, a eficiência operacional e a sua missão social. Com mais de 5.000 organizações elegíveis em Portugal, o programa destina-se a entidades com mais de cinco anos de atividade e uma equipa mínima de três pessoas dedicadas. As candidaturas são seguidas de um diagnóstico detalhado das organizações selecionadas, que recebem um plano de ação personalizado para abordar as suas necessidades específicas.
O programa, com a duração de três anos, oferece uma variedade de recursos, incluindo formações, workshops, projetos de consultoria, mentoria e coaching.
“O nosso principal objetivo com este programa é fornecer às organizações sociais o conhecimento necessário para que se tornem mais autónomas e sustentáveis. Estamos comprometidos em capacitar as suas pessoas com formação em gestão adaptada às necessidades específicas de cada entidade” afirma Talita Feliciano, coordenadora do programa, acrescentando “o trabalho das organizações sociais é imprescindível e, cada vez mais, desempenha um papel vital não apenas em Portugal, mas em todo o mundo, por isso queremos expandir a nossa abrangência, apoiando cada vez mais organizações.”
Desde a sua primeira edição em 2019, o Social Leapfrog já ajudou mais de 35 organizações sociais em Portugal, e já envolveu mais de 1.500 pessoas, incluindo membros das organizações participantes e comunidade académica. A primeira edição do programa apoiou sete organizações, enquanto a segunda contou com nove. As edições mais recentes apoiam atualmente 19 organizações sociais.
A partir de hoje, e durante todo o mês, as inscrições estarão disponíveis online, com uma sessão de esclarecimento agendada para o dia 10 de outubro, às 17h00, para aqueles que desejam saber mais sobre a iniciativa.