Casa da Moeda Real inglesa cria moeda de ouro com cinco quilos

A ‘Royal Mint’ – casa da moeda britânica, principal responsável por fabricar e distribuir moedas do Reino Unido – criou uma moeda de ouro de cinco mil libras, que pesa cinco quilos e tem um valor equivalente a 300 mil libras.

A moeda de ouro cerimonial foi criada com o objectivo de ser testada pela ‘Goldsmiths Company’,  situada na cidade de Londres, para garantir que é de elevada qualidade.

O teste de qualidade independente das moedas produzidas pela ‘Royal Mint’  é chamado de «Trial of the Pyx», um procedimento que remonta ao final do século XIII.

«Todos os anos, as moedas produzidas pela Casa da Moeda Real vão para o Julgamento da Pyx, uma cerimônia que testa e confirma a qualidade e a precisão de cada moeda e é algo que a Casa da Moeda Real se orgulha», explica Grame Smith, mestre de ensaios da rainha na ‘Royal Mint, citado pelo The Independent.

A moeda de cinco mil libras apresenta o design «Una e o leão», concebido em 1839 por William Wyon, ex gravador chefe oficial da ‘Royal Mint’.

Uma moeda de duas mil libras, com peso de dois quilos e um valor de quase 120 mil libras, também foi criada com o mesmo design. Este tipo de moedas é feito de ouro fino 999, a partir de um dado original utilizado pela primeira vez há quase dois séculos.

As moedas de cinco mil  e duas mil libras foram criadas como parte de uma nova série, chamada de ‘Great Engravers’, que homenageia os artistas mais influentes que contribuíram para a cunhagem de moedas no Reino Unido, começando com Wyon e seu design «Una e o Leão».

Foram criadas quatro moedas de cinco mil libras, três das quais foram enviadas para a ‘Goldsmiths ‘Company’ para serem testadas. A empresa vai analisar as moedas e extrair amostras de cada uma para verificar sua composição, antes de derretê-las.

As moeda restantes de cinco quilos e de dois quilos foram vendidas a compradores particulares.