GLS: Evolução constante

Em entrevista à Executive Digest, David Barrero Molino, managing director da GLS Portugal, explica como o sector da Logística e Transportes é fundamental para o desenvolvimento económico.

Quais as principais tendências no sector de transportes e logística?

Podemos destacar o sector dos transportes e logística como um dos que mais tem evoluído nos últimos anos, impulsionado pela inovação tecnológica, as mudanças nas expectativas dos consumidores e a busca constante por operações mais eficientes, rápidas e sustentáveis. Segundo um estudo do IBM Institute for Business Value realizado a 1,5 mil gestores de Supply Chain, 47% deles referiram as novas tecnologias de automação nos últimos dois anos para adicionar previsibilidade, flexibilidade e inteligência às operações da cadeia de suprimentos e transportes. Este é uma das principais tendências, a par do desenvolvimento da inteligência artificial e da sua aplicabilidade ao sector, a sustentabilidade, a capacidade de Blockchain e segurança de dados e a logística de última milha.

Quais os maiores desafios que o sector enfrenta actualmente?

Nos últimos anos os desafios no sector da logística têm sido cada mais imprevisíveis e em maior escala. Estes desafios têm-se tornado mais exigentes e requerem um planeamento estratégico, bem estruturado, que seja capaz de dar uma resposta célere e eficaz e que não comprometa a qualidade do serviço e os tempos de entrega.

Após a pandemia, que nos “obrigou” a acelerar o desenvolvimento tecnológico do sector, emergiu a guerra entre a Rússia e a Ucrânia que trouxe consigo o aumento dos combustíveis e consequentemente o aumento do preço das mercadorias. Consolidaram-se, assim, tempos de crise e de retrocesso na economia portuguesa e europeia o que acaba por afectar quase todos os sectores de actividade, incluindo o nosso.

Por outro lado, verifica-se uma grande mudança do modelo de retalho, não apenas do comércio electrónico europeu, mas principalmente do comércio que vai directamente da Ásia para o consumidor final. Isto significa que a eficiência do sector de transportes deve ser extremamente elevada para que os produtos transportados possam suportar o envio.

A automatização das operações e dos processos logísticos é uma parte essencial dessa eficiência. Actualmente, as empresas que não têm capacidade financeira para investir em maquinaria e tecnologia de ponta não conseguirão manter-se competitivas, pelo que é provável que nos próximos anos assistamos a uma redução das marcas e a uma concentração do mercado em grandes empresas.

Como estão as empresas de transporte a lidar com as questões de sustentabilidade e impacto ambiental?

Como empresa de encomendas sustentáveis, temos o compromisso de proteger e manter o meio ambiente para cuidar das gerações presentes e futuras.

Em 2008, lançámos a iniciativa ambiental ThinkGreen, agora renomeada Climate Protect, com o objectivo de coordenar e promover as diferentes actividades sustentáveis que realizamos. Entre os principais objectivos estão o caminho para um transporte sustentável com a redução das emissões derivadas da nossa actividade, a gestão responsável dos recursos de que dispomos e a optimização da gestão de resíduos.

Pensamos e agimos de forma responsável e respeitosa com o meio ambiente em todas as áreas da empresa: desde o planeamento do transporte até a abertura de hubs/depots ecofriendly. Estas são máximas de actuação que queremos seguir e alargar a todos os nossos serviços e procedimentos.

A prova disso é o reconhecimento que temos recebido internacionalmente. A GLS foi reconhecida como uma das empresas transportadoras de encomendas mais sustentável da Europa, tendo recebido a distinção de Ouro pela reconhecida plataforma EcoVadis. Classificado em anos anteriores com o nível de Prata, o Grupo GLS vê assim os resultados do trabalho árduo a nível ambiental e social de todos os países em que actua serem reconhecidos com a distinção de Ouro.

Apesar de ser um reconhecimento a nível internacional, a GLS Portugal orgulha-se do seu contributo para esta classificação, resultado de toda uma política nacional assente em critérios de sustentabilidade.

Como é que a tecnologia está a mudar a logística e os transportes?

Na GLS investimos continuamente em várias melhorias técnicas e tecnológicas no nosso sector de actividade para podermos acompanhar o crescimento que temos vindo a registar nos últimos anos, a par do crescimento do e-commerce. Para tal investimos em maquinaria tecnologicamente avançada para as operações de circulação de mercadorias, tendo realizado recentemente várias melhorias no nosso Hub da Venda do Pinheiro e mudado para um novo Hub na zona do Porto. Apostamos também em tecnologia que permite auxiliar os nossos distribuidores na última milha, nomeadamente, BigData e IA. Um exemplo claro disto é a automatização das rotas de entrega, que, para além de optimizar o trabalho dos distribuidores e reduzir a pegada de carbono, permite-nos manter o contacto directo entre o distribuidor que faz a entrega e os destinatários através da nossa aplicação gratuita MyGLS e do seu Live Tracking.

Que tecnologias emergentes estão a transformar o sector de logística (por exemplo, IoT, blockchain, inteligência artificial)?

As novas ferramentas de inteligência artificial já desempenham um papel promissor em vários departamentos da GLS Portugal e têm o potencial de serem ainda mais exploradas no futuro. Actualmente a IA já nos ajuda a gerar e personalizar conteúdo para diversos meios e a fazer uma análise de dados personalizada.

No futuro, à medida que a IA continua a evoluir, a GLS pode explorar ainda mais essas capacidades para optimizar várias operações, continuar a melhorar o atendimento ao cliente, oferecer soluções logísticas mais eficazes e criar experiências mais personalizadas para os seus clientes. Acreditamos que a integração contínua da IA nas plataformas da GLS tem o potencial de impulsionar o crescimento e a eficiência da nossa empresa no sector logístico.

A par da IA, o IoT e o Blockchain são outras duas realidades emergentes do sector que irão trazer inúmeros benefícios quer para as empresas, quer para os seus clientes.

Quais os principais factores que influenciam os custos no sector de transporte e logística? E como têm as empresas tentado compensar?

Existem vários factores que influenciam os custos no nosso sector, nomeadamente: a distância e rota de transporte, o tipo de mercadoria, o prazo de entrega, o peso e dimensões da mercadoria, bem como as taxas e tarifas que podem variar consoante o país de origem/destino.

A forma de compensar estes custos é através da optimização das rotas que, para além de optimizar o trabalho dos distribuidores, reduzir os custos e a pegada de carbono, na GLS permite o contacto directo entre o distribuidor que faz a entrega e os destinatários através da nossa aplicação gratuita MyGLS e do seu Live Tracking.

» David Barrero Molino, managing director da GLS Portugal

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Transportadoras e Logísticas”, publicado na edição de Setembro (n.º 222) da Executive Digest.

Ler Mais



Comentários
Loading...