BP: Em direção a um futuro mais verde

À medida que o mundo todo avança em direcção a um futuro mais verde, os gestores de frotas enfrentam um grande desafio: descarbonizar as suas operações, ao mesmo tempo que mantêm a eficiência e a rentabilidade. «Na bp, o nosso objectivo é apoiar essa transição e fornecer soluções inovadoras para as frotas a nível mundial», explica Carlos Pereira, responsável de vendas no negócio de Frotas da bp para Portugal e Espanha, em entrevista à Executive Digest.

Apesar dos desafios que a transição energética de uma frota representa para os responsáveis pela sua gestão e operacionalidade, este é o momento certo para agir. Não só porque os avultados investimentos feitos pelos construtores de automóveis se traduzem numa maior e melhor oferta de veículos, com mais autonomia, eficiência e velocidades de carregamento cada vez mais elevadas, mas também porque os governos, entidades públicas e entidades privadas estão a apostar na expansão e na melhoria da qualidade da rede pública de carregamento, contribuindo assim para aumentar a confiança dos utilizadores das viaturas exclusivamente eléctricas. Devido a esta aposta no aumento da infra-estrutura de carregamento eléctrico, foi contabilizado um aumento de 80% no número de carregamentos de veículos eléctricos no ano de 2022, quando comparado com 2021.

«Crescentes exigências ambientais e limites cada vez mais apertados no que se respeita às emissões de CO2 produzidas pelo transporte rodoviário, bem como mecanismos financeiros e vantagens económicas de incentivo à transição energética e à consequente descarbonizaçãodos transportes, estão a gerar mudanças profundas nas estruturas actuais das frotas, nos seus modelos de gestão e de selecção de viaturas, favorecendo as empresas que adoptam automóveis ligeiros de passageiros e de mercadorias, ou veículos pesados, movidos a combustíveis com zero emissões», acrescenta este responsável.

Estas alterações nos padrões de gestão e nos modelos operacionais requerem novas estratégias de abordagem que têm de ser cuidadosamente definidas e estruturadas. E, sendo a flexibilidade fundamental para auxiliar um sector em constante evolução, a abrangência e a complexidade dos processos obriga a que tenham de ser trabalhados em conjunto com fornecedores especializados em soluções que garantam o sucesso em cada etapa do caminho de transição energética de uma frota automóvel. Encontrar parceiros certos é, por isso, fundamental.

«É precisamente neste contexto que se posiciona a bp, associando-se a algumas das maiores empresas do mundo para desenvolver e poder oferecer soluções pensadas e desenvolvidas para se adaptarem às necessidades particulares de cada cliente e a cada modelo de frota, independentemente da região em que se encontre, do número de veículos ou da sua tipologia, das rotas e da operacionalidade de cada viatura», sublinha Carlos Pereira.

CARTÕES

O Cartão BP Plus tem vindo a ser reformulado na sua oferta no sentido de incluir condições vantajosas para as pequenas e médias empresas. Nesse âmbito, a bp Portugal tem investido na competitividade da sua oferta e no acompanhamento das pequenas empresas, disponibilizando opções que lhes permitam usufruir de serviços que anteriormente só estavam à disposição de grandes empresas de transporte, como são os serviços de portagens, serviço de gestão de frota, digitalização de serviços, entre outros. Carlos Pereira sublinha que o cliente de frota no mercado nacional tem evoluído muito nos últimos anos, «estimulado pela necessidade de renovação da oferta e de condições comerciais, com reflexo óbvio na rentabilidade do seu negócio, no qual o custo do combustível tem especial importância». Desta forma o factor “preço do combustível” continua com especial relevância na tomada de decisão. Por outro lado, explica, «a propensão para um mercado cada vez mais global, focado na transição energética, vai permitir ao cliente de frota uma diversificação de abastecimento energético e junto com a adicional optimização da base de custos associados.

A mais recente campanha da bp Portugal relembra os portugueses de que abastecer na bp compensa e isso é algo que se estende, naturalmente, aos clientes de frota. A rede de mais de 520 postos de abastecimento de norte a sul do País – com acesso a lojas abertas 24 horas por dia, sete dias por semana –, disponibiliza vários serviços e produtos de alta qualidade, ajudando o cliente a continuar a sua actividade com o maior conforto possível. «Por ser cliente frota bp, tem ainda acesso, através das nossas parcerias, a mais de 4000 postos de abastecimento total na Europa, e a 20 mil postos de abastecimento em 32 países graças à rede ROUTEX – uma aliança internacional entre a BP, Aral, Circle K, Eni e OMV», salienta o responsável de vendas no negócio de Frotas da bp para Portugal e Espanha. Outra vantagem prende-se com a qualidade dos combustíveis, como o combustível bp ultimate com tecnologia ACTIVE, que forma uma barreira contra a sujidade nas partes críticas do motor e permite conduzir até 56 km extra por depósito.

Mas a transformação digital não é uma aposta de agora na agenda do cartão frota bp. Carlos Pereira salienta que as plataformas digitais e de gestão de frota são hoje uma solução ideal para garantir a eficiência no controlo de custos de operação e fidelização de clientes. «Esta digitalização permite à bp assegurar um serviço de qualidade transversal a todo este segmento e contribuir para a eficiência do trabalho das empresas que a escolhem.» A inovação é essencial para a bp, seja nos combustíveis para responder às exigentes necessidades dos clientes, seja na facilitação de processos, ou na resposta às tendências do mercado com novas soluções adaptadas à procura. A bp assegura soluções de energia competitivas e com elevados níveis de fiabilidade para o seu negócio e apoia os seus parceiros e clientes na identificação de melhores alternativas energéticas, através do seu know-how.

SUSTENTABILIDADE

No mais recente relatório de sustentabilidade, a bp identificou claramente 10 medidas com o objectivo de alcançar a neutralidade carbónica até 2050. Além de um conjunto de iniciativas internas que passam pela melhoria da eficiência, adopção de tecnologias de baixo carbono e recurso a fontes de energia de baixas emissões, a promoção da mobilidade eléctrica, o aumento de investimentos na produção de energia renovável e no desenvolvimento de biocombustíveis avançados, produzidos a partir de biomassa sustentável como resíduos agrícolase florestais, fazem parte das prioridades da bp. A bp está igualmente a apostar na expansão da rede de carregamento para veículos eléctricos, instalando ou promovendo a instalação de postos de carregamento nas suas estações de serviço. E por via da aquisição de entidades como a Chargemaster, a maior empresa de infra-estrutura de carregamento do Reino Unido, no total, a rede da bp pode já contar com mais de 10 mil pontos de carregamento na Europa. Para além disso, a bp conta já com o Programa Fuel and Charge, que oferece uma rede de carregadores eléctricos rápidos e ultra-rápidos nos postos de abastecimento estratégicos. Adicionalmente, a oferta bp de LNG (Gás Natural Liquefeito), actualmente existente, será ampliada com o objectivo de cobrir as principais vias de transporte nacional e internacional.

«Na bp, acreditamos num futuro de energia múltipla para frotas, onde o hidrogénio, eléctrico e combustíveis alternativos desempenham papeis vitais. O nosso foco em fornecer diesel renovável, biometano, carregamento de veículos eléctricos e soluções de hidrogénio, reflecte o nosso compromisso em oferecer várias opções para a descarbonização de frotas. O investimento em infra-estruturas é uma das opções. Não estamos apenas a oferecer soluções energéticas; estamos a investir em infra-estruturas para apoiar a descarbonização de frotas. Desde a expansão da nossa rede de pontos de carregamento de veículos eléctricos até o desenvolvimento de instalações de produção de hidrogénio, estamos a lançar as bases para um ecossistema de mobilidade sustentável.

Desta forma, a bp posiciona-se de forma única para apoiar a eficiência de frotas e simplificar a gestão das mesmas. Através de soluções energéticas integradas e parcerias estratégicas, ajudamos a reduzir custos, gerir despesas e navegar pelas complexidades da transição energética», destaca.

À medida que as frotas embarcam na sua jornada rumo à descarbonização, a bp está pronta para apoiar cada passo do caminho. «Desde opções de energia até ao desenvolvimento de infraestrutura e parcerias estratégicas, estamos comprometidos em liderar o caminho rumo a um futuro mais verde e sustentável para as operações de frota», conclui Carlos Pereira.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Transportadoras e Logísticas”, publicado na edição de Setembro (n.º 222) da Executive Digest.

Ler Mais



Comentários
Loading...