Regulador da energia recebeu mais de 20 mil reclamações em 2019
A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos – recebeu 21 358 reclamações e pedidos de informação em 2019, registando uma diminuição de 32% face aos 31 421 processos do ano anterior, de acordo com um comunicado emitido nesta terça-feira.
Desse total, 11 402 chegaram através do Livro de Reclamações Electrónico, disponibilizado desde 1 de Julho de 2017 para os serviços públicos essenciais.
O sector mais afectado é o da electricidade, registando 65% das queixas, com 13 156 reclamações e 722 pedidos de informação, que resulta de um universo de cerca de 6,2 milhões de consumidores.
O gás natural registou 1 863 reclamações e 104 pedidos de informação, correspondendo a uma percentagem de 9%, num total de cerca de 1,5 milhões de consumidores.
Já o fornecimento dual (electricidade e gás natural) motivou a apresentação de 2 893 reclamações e 126 pedidos de informação, representando 14% das queixas. O subsector dos combustíveis e do gás de petróleo liquefeito (GPL) registou 1 285 reclamações e pedidos de informação, com uma percentagem de 6%.
Os temas com maior número de reclamações foram os relativos à facturação, registando 6 056 queixas e ao contrato de fornecimento de energia, com 2 575 reclamações.