“Portugal na liderança em cobertura e velocidade de internet é um motivo de orgulho”, refere APRITEL
O secretário-geral da APRITEL – Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas, Pedro Mota Soares, reagiu com satisfação ao relatório “Redes e serviços de alta velocidade em local fixo” referente ao 2º trimestre de 2024, publicado esta sexta-feira pela ANACOM, que confirma o crescimento dos clientes com subscrição das redes mais avançadas.
“Estes dados, em que 6,1 milhões de casas contam com redes de alta velocidade, confirmam o que a APRITEL tem afirmado sobre a qualidade e capilaridade das redes do país. Ver Portugal na liderança em cobertura e velocidade de internet é um motivo de orgulho”, refere Mota Soares, aludindo ao facto de 94,6% dos lares disporem já de redes de alta velocidade e também à comparação muito favorável com a realidade da União Europeia (UE).
“Em Portugal, a banda larga ultra-rápida representa já 91,6% dos acessos, o que, segundo os dados mais recentes da Comissão Europeia, nos posiciona em quarto lugar da União Europeia em termos de acessos com velocidades de download igual ou superior a 100Mbps. Estamos no pelotão da frente”, reforça Mota Soares.
O secretário-geral da APRITEL congratula-se ainda por o relatório evidenciar que o país tem já territórios cobertos quase na totalidade por redes de alta velocidade. “Esse é um dado da maior relevância e que reflete o compromisso que as empresas operadoras de comunicações eletrónicas têm com Portugal. Nos últimos nove anos, o setor investiu 10 mil milhões de euros no país e trouxe inovação, desenvolvimento e coesão. As nossas redes são indiscutivelmente um fator de coesão social e territorial, contribuindo de forma direta para a melhoria das condições de vida das pessoas”, remata.