Primeiro avião 100% elétrico certificado na Europa vai hoje levantar voo em Viseu

O Aeródromo Municipal de Viseu será hoje palco de um evento histórico para a aviação em Portugal: o voo inaugural do Velis Electro, o primeiro e único avião 100% elétrico certificado na Europa.

Representado em exclusivo no país pela IFA – International Flight Academy, que tem operação nos aeródromos de Cascais e Viseu, este modelo promete transformar o setor da aviação, aliando sustentabilidade e tecnologia de ponta. Este evento marca um novo capítulo para a IFA, que recentemente adquiriu dois exemplares do Velis Electro para integrar a sua frota de treino.

O Velis Electro, fabricado pela Pipistrel, uma empresa da multinacional Textron Aviation, é alimentado por duas baterias de lítio refrigeradas a água, que oferecem uma autonomia de voo de 50 minutos. Este avião, o único no mundo certificado pela EASA – European Union Aviation Safety Agency, é um marco significativo na transição para uma aviação mais sustentável e com menor impacto ambiental.

Desde que se instalou em Viseu, em 2019, a IFA já contribuiu diretamente com mais de 400.000 euros para o município, e estima-se que o impacto indireto na economia local, desde hotéis a serviços de restauração, seja de cerca de 1,5 milhões de euros. Com a introdução do Velis Electro, a empresa planeja aumentar ainda mais este contributo, ampliando o número de alunos, que atualmente inclui estudantes de 11 diferentes nacionalidades.

De acordo com José Madeira, Diretor Executivo da IFA – International Flight Academy: “A inclusão de dois Velis Electro na frota da IFA visa prosseguir o nosso compromisso ambiental, diminuindo as emissões carbónicas e o ruído, e também assegurar aos alunos uma formação que acompanhe as tendências do setor. Se, com o atual sistema de baterias, o Velis Electro já permite cumprir todos os requisitos necessários para as aulas de formação, em breve estamos convictos de que ganharão ainda maior autonomia em termos de tempo de voo, com todas as vantagens ambientais daí decorrentes”.

A cerimónia, que terá início às 11h30, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e o diretor executivo da IFA, José Madeira.