Filme inédito do assassinato de John F. Kennedy vai a leilão

Um vídeo inédito sobre os momentos após o assassinato do presidente John F. Kennedy vai a leilão.

O filme de 8 mm foi gravado há mais de 60 anos em Dallas, Texas, a 22 de novembro de 1963.

O vídeo em questão foi filmado por um motorista de um camião, chamado Dale Carpenter, que esperava captar o presidente americano na câmara. No entanto, acabou por perder a hipótese de ver o presidente, pelo que acabou por encontrar outro local para o ver.

No momento do assassinato, Carpenter capturou o momento em que a limousine acelerou para o hospital, enquanto o agente do Serviço Secreto, Clint Hull, se agarrou ao veículo.

A casa de leilões salientou tratar-se do único filme conhecido do carro do presidente na estrada enquanto ele acelerava da Dealey Plaza, o local do tiroteio, para o Parkland Memorial Hospital, onde Kennedy foi declarado morto às 13h.

Durante décadas, os filmes de 8 milímetros de Carpenter do que aconteceu em Dallas foram uma herança de família: quando ele morreu, em 1991, aos 77 anos, o filme, que incluía cenas da festa de aniversário dos seus filhos gémeos, passou para a sua esposa Mabel, depois para a filha Diana e finalmente para um neto, James Gates.

Desde esse momento fatídico, vídeos e fotografias do assassinato do presidente americano captaram a atenção de muitas pessoas em todo o mundo, sendo que o filme gravado por Abraham Zapruder o mais conhecido.