Ucrânia está autorizada a utilizar caças F-16 em solo russo, indica comandante holandês

A Ucrânia pode utilizar os caças F-16 recebidos pelos Países Baixos em solo russo, informou esta quinta-feira Onno Eichelsheim, o comandante das Forças Armadas holandesas. “Não impusemos restrições ao uso ou alcance de voo dos F-16, desde que cumpram as leis de guerra”, salientou o responsável militar, durante uma entrevista à emissora nacional ‘NOS’.

De acordo com Eichelsheim, essa política aplica-se a todo armamento fornecido pelos Países Baixos: as Forças Armadas ucranianas podem utilizá-las no campo de batalha a seu critério, desde que sigam as leis humanitárias internacionais. “Queremos que a Ucrânia vença a guerra e estamos a fazer todo o possível para garantir que isso aconteça”, explicou o comandante militar.

Os Países Baixos prometeram entregar um total de 24 caças F-16 para a Ucrânia. Eichelsheim não comentou quantos já foram mobilizados.

O comandante das Forças Armadas holandesas abordou ainda a ofensiva ucraniana na região de Kursk, descrevendo a operação como “brilhante do ponto de vista prático”. “Eles capturaram uma grande área muito rapidamente, criando um dilema para Putin”, sustentou Eichelsheim, realçando que Kiev teve de adaptar as suas táticas, uma vez que as linhas da frente se tornaram estáticas.

A questão agora, sustentou, é como a Ucrânia vai alavancar estrategicamente a sua presença em Kursk. “Pode ser usado como moeda de troca em negociações ou para forçar a Rússia a retirar tropas de Donbass. Não vimos o último ocorrer, então não está claro até que ponto isso terá significado estratégico”, afirmou.






Comentários
Loading...