XXXVII BARÓMETRO EXECUTIVE DIGEST: Ana Trigo Morais, Sociedade Ponto Verde
A análise de Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde
Estes dados parecem sublinhar que ainda se mantém, no tecido empresarial nacional, uma abordagem com reservas aos temas de ESG e Economia Circular, talvez respaldada na percepção de que ser sustentável é caro, e não promove o crescimento dos lucros, por exemplo. E daí não lhe ser dada relevância estratégica como factor de competitividade da economia nacional. Esta ideia não é verdadeira. Existem inúmeras oportunidades de crescimento na sustentabilidade. Crescimento económico e crescimento tecnológico. É fundamental que os empresários nacionais reconheçam que o seu sucesso está intimamente ligado ao facto de que a grande maioria dos clientes, investidores e talento contratável procuram empresas, serviços e bens que obedeçam a requisitos/critérios de sustentabilidade. Critérios de ESG e o desenvolvimento de soluções de circularidade não são opcionais – são factores críticos de competitividade. A SPV assume-se aqui como uma aceleradora de soluções inovadoras para tornar mais sustentável a cadeia de valor do grande consumo. Soluções que irão determinar o cumprimento de metas de reciclagem e a redução da produção de resíduos nos próximos 10 anos. Convido as empresas nacionais a olharem para a próxima década com o mesmo entusiasmo e a certeza de que a sustentabilidade é sinónimo de crescimento económico
Testemunho publicado na edição de Agosto (nº. 221) da Executive Digest, no âmbito da XXXVII edição do seu Barómetro.