Israel anuncia fecho temporário do corredor humanitário de Rafah após alegado ataque do Hamas
O exército israelita anunciou o encerramento temporário do corredor humanitário de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, alegando tratar-se de uma “zona de combate ativo”, uma vez que o Hamas atacou a zona, embora o Movimento de Resistência Islâmica nada tenha comentado sobre o assunto até ao momento.
“A organização terrorista Hamas realizou um tiroteio em direção à área do eixo humanitário na área de Rafah. As viagens e a coordenação no eixo humanitário foram temporariamente interrompidas”, sustentaram as Forças de Defesa de Israel (IDF).
As IDF referiram ainda que “as atividades terroristas em áreas humanitárias e concentrações populacionais prejudicam a coordenação humanitária e a distribuição de ajuda aos residentes da Faixa de Gaza”, indicando que “continuarão a agir de acordo com o Direito Internacional ao permitir e facilitar a prestação de ajuda humanitária aos residentes”.
As Nações Unidas e outras organizações de ajuda internacionais denunciaram que o exército israelita dificulta, de forma regular e significativamente, o fluxo de ajuda humanitária para Gaza, e que esta chega através de Rafah, na fronteira com o Egito, que tem sido inferior às necessidades da população do enclave.