Portugal está a ser ‘estrangulado’ pelo turismo. Lisboa e Porto são das cidades mais sobrelotadas da Europa
A Europa está a ser estrangulada por turistas num fenómeno que, por um lado contribui para as economias locais, e por outro tem levado algumas das suas cidades mais icónicas a enfrentar um afluxo de visitantes sem precedentes.
Através dos dados do Euromonitor International, a Holidu analisou o número de chegadas em 2023 em comparação com a população local, sendo que as duas maiores cidades portuguesas se encontram no top 10 das mais sobrelotadas com turistas.
Dubrovnik lidera a lista, com 27 turistas por habitante. Esta cidade costeira, famosa pelo seu esplendor arquitetónico e pelo papel na série “Game of Thrones”, está a sofrer com a sobrelotação.
Segue-se Rodes, com 26 turistas por habitante, que enfrenta um rápido crescimento no número de visitantes, transformando as suas ruas históricas e praias em áreas congestionadas.
Veneza está em terceiro lugar na lista, com 21 turistas por habitante, sendo uma das cidades mais afetadas pelo excesso de turismo. Os seus canais e edifícios históricos estão sob pressão.
Na lista seguem-se Heraklion, na Grécia, com 18 turistas por habitante, Florença, com 13 turistas por habitante, Reykjavik, na Islândia, com 12 turistas por habitante, Amesterdão com 12 turistas por habitante, e aparecem Lisboa e Porto, com 11 e 10 turistas por habitante, respetivamente.
Esta classificação foi realizada utilizando o número de turistas em 2023 de cada cidade nas listas do The Savvy Backpacker e do Air Mundo, com dados do “Top 100 City Destinations Index 2023” da Euromonitor International. As populações foram extraídas do World Population Review e outras fontes. Cidades da Rússia e da Ucrânia foram excluídas desta análise.
O crescente número de turistas em cidades europeias está a levar a um ponto de saturação que está a levar várias cidades europeias a implementar medidas de gestão de fluxo turístico.