Inovação e tradição na saúde ocular

No Chiado, em Lisboa, e no Cacém, a Fábrica de Óculos trabalha com uma vasta equipa de especialistas com o objectivo de melhorar a saúde ocular de todos. Com uma oferta diversificada, nas áreas de optometria, ortóptica, optometria pediátrica e contactologia, o negócio foi criado em torno de uma ideia simples: dar resposta imediata às necessidades dos clientes.
Para isso, só a Fábrica de Óculos do Cacém realiza cerca de 150 consultas de optometria por dia e tem à disposição dos clientes cerca de 10 000 armações, apresentando uma capacidade de graduação de 300 pares de óculos por dia. Números apenas possíveis graças a uma equipa qualificada que alia a tradição de loja de rua às mais recentes tecnologias ópticas, como explica Nuno Diogo, CEO e fundador da empresa, em entrevista à Executive Digest.

Em que consiste e o que vos inspirou na criação do novo atelier de fabrico próprio dentro das vossas lojas do Cacém e do Chiado?
A criação do atelier foi inspirada na frase “só é Fábrica quem fabrica”. E, partindo dessa premissa, com esse pensamento e com o amor à profissão, temos vindo a desenvolver um novo conceito de trabalho e uma nova profissão: a de artesão dos óculos.

Pode falar-nos um pouco sobre o processo de criação de óculos personalizados no vosso atelier de fabrico próprio? Quais as opções de personalização que têm disponíveis?
O processo de criação começa com uns óculos personalizados no atelier. Numa fase inicial tiramos as medidas do rosto do nosso cliente, ou seja, do tamanho das hastes, da ponte e da frente. Depois, fazemos qualquer tipo de modelo em acetato. Nesta fase, o cliente tem a hipótese de escolher a cor ou padrão preferidos para a parte da frente e para as hastes.
Nas nossas fábricas conseguimos, ainda, personalizar ao pormenor, com o nome ou logótipo do cliente, em qualquer sítio da armação.

Qual tem sido a receptividade dos clientes a esta novidade de poderem criar óculos totalmente personalizados, desde o formato até à inclusão de iniciais ou nomes em qualquer parte da armação?
A receptividade dos nossos clientes a esta nova ideia tem sido muito boa, deveras surpreendente. As pessoas gostam bastante e procuram cada vez mais uns óculos feitos à medida do seu próprio rosto e do seu gosto. Além disso, nas nossas fábricas é também possível acompanhar o processo de fabrico e a gravação dos seus óculos.

Da vossa experiência e até ao momento, quais os materiais e padrões mais populares entre os clientes?
O material mais popular entre os nossos clientes é, sem dúvida, o acetato, que tem uma qualidade excelente.
Os padrões mais populares entre os nossos clientes são as cores neutras, ou seja, os castanhos, os castanhos tartaruga, e o preto. Mas também há quem opte pela mistura de cores, como por exemplo, fazer a frente de uma cor ou padrão e as hastes de outra. Nas nossas fábricas não há limites para a criatividade e gosto de quem nos procura.

Considera que essa criatividade pode mesmo levar a que a personalização dos óculos se torne uma tendência no mercado das ópticas?
Acredito, e muito. Isto porque se trata de um ofício que estava com os dias contados. É das poucas profissões cujo trabalho ainda é manual, ou seja, especial. É deveras diferente e único. O cliente pode ter uns óculos únicos, exclusivos. Quer isto dizer que não estamos só a vender uns óculos, mas também a proporcionar ao cliente uma experiência visual excelente, porque vê o processo criativo a ser feito, do início ao fim.

E de que forma a Fábrica de Óculos equilibra a inovação com a tradição nas suas lojas no Cacém e no Chiado?
Essa é uma questão importante. Percepcionamos o mundo em constante mudança e evolução e a área da óptica não é excepção. Acompanhamos as últimas tendências, o que de melhor se faz, nacional e internacionalmente. Maximizar recursos, aprimorar processos, dispor da melhor tecnologia e aliar isso aos melhores profissionais é a nossa preocupação constante. O contacto directo será sempre essencial.

É muito comum a marca lembrar que a Fábrica de Óculos só existe no Cacém e no Chiado. Tem sido difícil evitar a confusão com outras lojas que apresentam nomes parecidos?
Pode não ser fácil, por vezes, mas há, de facto, algo que nos distingue: a qualidade e a excelência do serviço prestado. Estabelecemos uma relação de confiança com os nossos clientes que nos escolhem e, depois, nos recomendam a outras pessoas.
Claro que o investimento realizado em publicidade também tem o seu retorno. Aliando os dois, temos a “chave” para evitar essa confusão.

Nesse sentido, de que forma têm trabalhado para construir a vossa marca sem perder identidade num mercado com tanta concorrência? 
O nosso foco sempre foi e sempre será o consumidor final. Pretendemos que todos possam usufruir de uma melhor saúde ocular e, consequentemente, de uma melhor qualidade de vida. A nossa identidade alia, assim, a qualidade do serviço a preços baixos e justos para todos, garantindo o melhor acompanhamento em todo o processo.

Mencionava há pouco a importância no investimento em publicidade. Uma figura tão popular como Manuel Luís Goucha tem sido importante para manter essa identidade de marca?
É, sem dúvida, uma personalidade amplamente reconhecida e valorizada no nosso país, sendo um símbolo de credibilidade, empatia e confiança, valores  efectivos com os quais a nossa marca se identifica.
Orgulha-nos que o Manuel Luís Goucha seja o embaixador da nossa empresa. E ele só aceitou sê-lo porque partilha dos nossos valores, por ter confiança em nós, nas nossas equipas, no nosso produto, nos nossos serviços e na nossa marca.

Por outro lado, um dos grandes argumentos de venda da Fábrica de Óculos é a consulta gratuita, com ou sem marcação. Como é que funciona este serviço tão importante?
Este serviço advém da necessidade de estabelecer uma organização interna para melhor distribuição e atendimento dos nossos clientes, de forma a conseguirmos disponibilizar os nossos serviços a todos os que o requerem.
Tendo em conta a realidade do nosso país, assim como a dificuldade que existe na marcação de qualquer consulta de qualquer especialidade, o facto de as consultas serem gratuitas possibilita o acesso imediato a todos, independentemente da sua idade ou disponibilidade financeira. Permite, de facto, o acompanhamento regular e necessário da saúde ocular.

Em relação ao futuro, quais irão ser os próximos passos para a Fábrica de Óculos, em termos de inovação e serviços aos clientes?
Acreditamos que primeiro temos de perceber e saber ouvir o consumidor final. Identificar as suas necessidades e depois então colocar em prática as soluções. Trabalhar, inovar e criar está no nosso ADN, por isso estamos sempre à procura da excelência. 

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