Mapa interativo mostra propagação do coronavírus em todo o mundo
A Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, em conjunto com dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde, pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, bem como pela Comissão Nacional de Saúde da China, lançou um mapa interactivo que controla em tempo real, todas as áreas do mundo afectadas pelo coronavírus, de acordo com o Center for Systems Science and Engineering.
Até ao momento já foram confirmadas 81 mortes pelo coronavírus e cerca de 2800 infectados na China, bem como em várias regiões do mundo, de entre as quais Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, EUA, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, França, Austrália e Canadá.
A capacidade de propagação do vírus aumentou, podendo já ser transmitido durante o período de incubação de um paciente infectado e leva até duas semanas a manifestar-se, segundo informação das autoridades chinesas.
Pequim tomou a decisão de prolongar os feriados relativos ao Ano Novo Lunar, no sentido de limitar a movimentação da população, muito superior ao habitual nesta altura do ano. Já Whuan encontra-se em quarentena, afectando 56 milhões de pessoas.
Outros países como os Estados Unidos, França e Japão, preparam a retirada dos seus cidadãos da China, para evitar que sejam infectados pelo coronavírus. Duas dezenas de portugueses estão na região.
Pode consultar o mapa interactivo, aqui.