Greenvolt e Grupo Nabeiro-Delta Cafés unem-se para inaugurar a primeira comunidade de energia no Alentejo
A Greenvolt Comunidades, em parceria com o Grupo Nabeiro-Delta Cafés, vai inaugurar a primeira comunidade da Greenvolt no Alentejo, em Elvas. A energia obtida a partir da irradiação solar produzida nas Galerias Alentejo vai passar a partilhar o excedente de energia limpa gerada com outros consumidores locais.
Este espaço comercial pertence ao Grupo Nabeiro-Delta Cafés e está já equipado com 162 painéis solares fotovoltaicos com uma capacidade instalada de 88 KWp, o que vai gerar 137 MWh anualmente, sendo que apenas uma parte dessa energia é utilizada pelas Galerias.
A energia para autoconsumo representa apenas 32 MWh e o seu excedente energético não será agora desperdiçado, mas sim partilhado.
Assim, a Comunidade de Energia das Galerias Alentejo passará a contar com cerca de 100 MWh anuais que poderão ser consumidos por outras entidades que se juntem a esta comunidade, nomeadamente as restantes lojas presentes neste espaço.
“Quero agradecer ao Grupo Nabeiro-Delta Cafés, por se juntar a nós na expansão da Greenvolt Comunidades no País. Chegámos, com esta parceria, ao Alentejo, uma região em que é óbvia a geração de energia a partir dessa fonte inesgotável que é o sol”, refere João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt. “Este é um exemplo do reconhecimento das vantagens da energia solar, mas também das mais-valias das comunidades de energia“, acrescenta.
José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt Comunidades, sublinha “a importância de ter parceiros como o Grupo Nabeiro-Delta Cafés com um enorme reconhecimento nacional e internacional, a dar o exemplo para outras empresas, consumindo energia limpa e permitindo que outros façam o mesmo”.
“A sustentabilidade está no nosso ADN e trabalhamos continuamente para a conciliação entre o modelo de crescimento económico e o modelo de sustentabilidade de todas as nossas empresas”, refere o CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro. “A sustentabilidade ambiental é uma prioridade para o Grupo desde sempre, daí a aposta nas energias renováveis, mas não esquecendo a nossa ligação à comunidade, que se reflete neste projeto pioneiro no Alentejo”, acrescenta.