Novos olheiros do futebol profissional ‘pescam’ talentos com Inteligência Artificial
Uma empresa tecnológica com sede em Londres está a lançar uma nova era na identificação de talentos no futebol, tornando-a mais acessível do que nunca. Através da sua aplicação móvel inovadora, a empresa procura democratizar o processo de seleção de jovens talentos para clubes profissionais de futebol em todo o mundo.
Chamada de aiScout, a aplicação oferece aos aspirantes a jogadores de futebol a oportunidade de participar em testes virtuais que podem levar a contratos com clubes profissionais. Com uma ampla gama de exercícios disponíveis, os utilizadores podem gravar e enviar vídeos de si mesmos a realizarem uma série de treinos diretamente para a aplicação. Estes vídeos são então avaliados por um algoritmo de Inteligência Artificial que pontua automaticamente as performances, revela a ‘CNN’.
A aplicação já fez parcerias com clubes de renome, incluindo Chelsea e Burnley da Premier League inglesa, permitindo que os olheiros examinem as pontuações dos jogadores em busca de talentos promissores. Com a capacidade de personalizar testes para dar resposta às necessidades específicas de cada clube, o aiScout está a destacar-se como uma ferramenta revolucionária no mundo do recrutamento de futebol.
O sucesso da aplicação já foi demonstrado por histórias como a de Ben Greenwood, que conseguiu um teste com o Chelsea e assinou eventualmente contrato com o Bournemouth da Premier League inglesa, tudo depois de enviar a sua filmagem pelo aiScout.
Atualmente, o aiScout possui mais de 100.000 jogadores no seu banco de dados, com mais de 100 clubes prontos para aderir à plataforma. Prevê-se que o número de utilizadores aumente significativamente nos próximos anos, à medida que mais clubes adotam esta tecnologia.
Embora a utilização de tecnologia inteligente no desporto esteja em ascensão, os desenvolvedores do aiScout enfatizam que a sua aplicação complementa, em vez de substituir, os métodos tradicionais de recrutamento. Acreditam que a tecnologia pode coexistir com os olheiros humanos, fornecendo-lhes uma ferramenta poderosa para identificar talentos emergentes.
Além do futebol, a empresa por trás do aiScout está a explorar oportunidades noutros desportos, e até mesmo em áreas como cuidados de saúde e avaliações físicas.