Alergia ou Covid? Atenção aos sintomas da sublinhagem da Ómicron responsável por 88% dos novos casos em Portugal
Com a chegada do calor em Portugal, muitas pessoas começaram a sentir intensamente os sintomas de alergia, devido à elevada concentração de pólen no ar. No entanto, estes sintomas podem facilmente ser confundidos com os de Covid-19, uma vez que a incidência do vírus permanece alta em comparação com o mesmo período do ano passado.
Variantes de Covid-19 e Sintomas
Relativamente às variantes do vírus atualmente identificadas, a variante BA.2.86, uma sublinhagem da Ómicron, é dominante em Portugal desde a
semana 44 de 2023, tendo apresentado uma frequência relativa de 87,9% .
Os sintomas mais comuns de Covid-19, que podem facilmente ser confundidos com os de alergia, incluem:
- Tosse: 81,9%
- Mal-estar geral: 77,9%
- Dor de garganta: 66,5%
- Febre: 64,6%
Diferenciação entre Covid-19 e Alergias
Embora a alergia possa apresentar alguns sintomas semelhantes aos de Covid-19, como tosse e mal-estar, está mais frequentemente associada a picadas nos olhos, nariz e garganta, espirros frequentes, corrimento nasal e congestão.
Para ajudar a diferenciar entre gripe, Covid-19 e alergias, pode consultar guias específicas que descrevem os sintomas característicos de cada condição.
Com a chegada do verão, é crucial estar atento aos sintomas de Covid-19 e diferenciá-los dos sintomas de alergia. A vigilância contínua e a realização de testes são fundamentais para manter a saúde pública e evitar a propagação do vírus.