China prepara-se para saída da Grécia
A China está a construir um plano para a eventual saída da Grécia da Zona Euro, noticiou hoje um jornal oficial do país asiático.
“O Governo chinês está a trabalhar em planos destinados a enfrentar o pior cenário da saída da Grécia ainda este ano”, escreve o jornal China Daily citando o director do Instituto de Investigação Económica Internacional, organismo de reflexão sob a alçada da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.
Os ministérios chineses das Finanças e do Comércio estarão envolvidos no plano, cujo objectivo é “amortecer o possível efeito na taxa de câmbio e fluxos de capital, assim como a influência no comércio”, aponta um economista ao China Daily.
Sendo o maior parceiro comercial da China, uma crise na União Europeia gerada pela saída da Grécia teria um forte impacto naquele país. “O mercado financeiro da China sofrerá seguramente um choque de curta duração”, sublinha um académico referido pelo jornal.
“Os activos chineses em euros, estimados em mais de 20% das enormes reservas cambiais da China, poderão encolher”, avisa Liu Shiguo, investigador do Instituto de Política e Economia Mundiais da Academia Chinesa de Ciências Sociais.
A Grécia volta a realizar eleições legislativas a 17 de Junho, depois do impasse político que resultou da falta de consenso para formar governo. Ontem, a Standard & Poor’s defendeu que existe uma possibilidade em três de a Grécia sair da Zona Euro nos próximos meses.