Depois dos fogos e do granizo: Austrália fustigada por tempestades de areia
«Depois da tempestade vem… mais tempestade!» A Austrália ainda a viver um clima de terror causado pelos incêndios e depois pelas chuvas fortes e queda de granizo, vê-se agora envolvida em tempestades de areia, no centro da cidade de Nova Gales do Sul, a mais afectada pelos fogos.
O fenómeno natural é causado pelos fortes ventos que se fazem sentir e que, em alguns casos, são mesmo capazes de transformar o dia em noite, tal é a intensidade com que ocorrem.
Os alertas severos de tempestade foram dados pelo Bureau of Metereology, uma agência meteorológica australiana, no passado domingo, com os ventos intensos a originar nuvens enormes de areia.
Alguns populares manifestam a sua preocupação com o sucedido através de várias publicações nas redes sociais, com imagens e vídeos impressionantes, que dão conta da intensidade do fenómeno vivido no país australiano.
Nyngan‘s Grace Behsman took this video of a huge dust storm rolling in as they approached town. Watch til end – scary moment when the storm overtakes and everything goes black. The dust storm has swept the west & is encroaching Dubbo. Remember: not everyone’s celebrating rain 😔 pic.twitter.com/5VMLrFbrrT
— Lucy Thackray (@LucyThack) January 19, 2020
Narromine dust storm – Jan 19th pic.twitter.com/GeFSqby8NY
— Mick Harris (@mickharris85) January 19, 2020
When the bureau forecasts rain and this arrives… AGAIN! #fudust #sickofcleaning #whenwillwegetrain pic.twitter.com/NHQKkVT7gy
— Jen Browning (@jen_browning) January 19, 2020
De acordo com a agência foram registados ventos com rajadas de 94 km/h em Parkes e também de 107 km/h em Dubbo, ao fim da tarde de domingo.
Chuvas fortes e queda de granizo
Ainda antes das tempestades de areia, a meteorologista Rose Barr dava conta das chuvas fortes ocorridas no domingo de manhã, mas que já se prolongam há uns dias, com maior intensidade nas partes central e norte do estado de Nova Gales do Sul, bem como nas regiões leste.
Também o estado de Victoria foi extremamente afectado com chuva e granizo que originou cerca de 1500 pedidos de ajuda, com o clima a agravar-se cada vez mais, mas não o suficiente para extinguir os incêndios que permanecem activos.
Ainda assim, a chuva ocorrida nos últimos dias trouxe algum alívio para combater a seca em algumas zonas de Nova Gales do Sul, ajudando também os bombeiros a diminuir a propagação do fogo, construindo linhas de contenção.
Em Victoria, a chuva caiu com mais intensidade em East Gippsland, com 56,6 mm a cair no Monte Elizabeth e 55 mm no Monte Wellington.
Em Melbourne, as regiões de nordeste e leste foram atingidas por fortes tempestades, incluindo granizo forte. Na maioria das áreas a chuva cobriu entre 10 a 15 mm, enquanto que em Doncaster cobriu 27 mm.
São esperadas quedas generalizadas entre 10 a 30 mm de chuva, sendo que em algumas áreas pode chegar aos 80 mm ou até mesmo aos 100 mm.
As condições húmidas podem conduzir a inundações repentinas, contudo não deverão ser suficientes para apagar os fogos que ainda permanecem activos, segundo a agência meteorológica.