Portos europeus têm gestão autónoma
Os portos europeus são geridos de forma autónoma, apontou um estudo realizado pela Universidade Católica, enviado ao primeiro-ministro.
A Associação Comercial do Portugal vem assim responder ao repto lançado por Pedro Passos Coelho, a 16 de Março, que sugeriu a comparação do sistema de gestão portuária nacional com o europeu.
A Universidade Católica fez a comparação desses modelos de gestão e apontou que existe uma multiplicidade de organizações em diversos níveis. Recusa assim que exista uma tendência europeia para a centralização da gestão portuária.
O presidente da Associação Comercial do Porto manifestou-se contra a intenção do Governo para a centralização dos portos nacionais sob a alçada de uma holding na sequência dos condicionalismos impostos pela ajuda financeira da troika.
Rui Moreira declarou à agência Lusa que “o porto de Leixões consegue das lucro, o que o torna tão apetecível e alvo de cobiça”.
O estudo analisou portos da Alemanha, Espanha, Itália e Países Baixos, entre os quais encontrou pontos comuns e de contraste.