Tanques Leopard 2A4 e mísseis Patriot: As armas no pacote de mil milhões de euros de ajuda que Espanha vai dar à Ucrânia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, está de visita a Espanha, onde se reuniu com o primeiro-ministro pedro Sánchez, esta manhã, e estará com o rei Felipe VII. Após estas reuniões, está prevista uma cerimónia em sua honra e uma visita ao Congresso. Este encontro ficou marcado pelo anúncio de um apoio militar recorde de Espanha à Ucrânia, no valor de 1,129 mil milhões de euros. Entre os equipamentos militares incluídos neste pacote estão mísseis Patriot e tanques Leopard, que permitam à Ucrânia “continuar a defender-se da agressão russa)

O acordo de segurança entre Espanha e Ucrânia inclui o fornecimento de uma variedade de equipamentos militares. De acordo com informações do jornal El País, estão previstos o envio de uma dúzia de mísseis Patriot, 19 tanques Leopard 2A4 de fabricação alemã, além de outros produtos de fabricação espanhola, como sistemas antidrones, lançadores de foguetes portáteis e projéteis de artilharia.

Este pacote de apoio militar foi aprovado pelo governo espanhol no mês passado, mas os detalhes específicos das armas incluídas não foram divulgados até agora. Este acordo é semelhante a outros que a Ucrânia tem estabelecido com países da NATO, comprometendo-se a Espanha a continuar a prestar apoio militar a Kyiv no seu conflito com as forças russas.

Mísseis Patriot: Defesa Avançada
Os mísseis Patriot, fabricados pela empresa norte-americana Raytheon, são considerados um dos sistemas de defesa aérea mais avançados do mundo. Estes mísseis têm a capacidade de interceptar desde mísseis até aviões, operando de forma quase autónoma. Segundo informações do Exército de Terra espanhol, “o sistema Patriot é um sistema móvel de defesa aérea que utiliza mísseis guiados para destruir múltiplos objetivos sob um ambiente de contramedidas eletrónicas”.

Os mísseis Patriot podem neutralizar mísseis balísticos táticos, mísseis de cruzeiro, alvos de pequena secção radar e aviões de última geração. Cada bateria do sistema é composta por uma estação de controlo, uma planta de fornecimento de energia, um radar com alcance entre 70 e 130 km, e um lançador que pode transportar quatro mísseis com um alcance de 100 km. Os mísseis Patriot atingem cinco vezes a velocidade do som e podem acertar alvos a uma altura de cerca de 24 km.

Tanques Leopard 2A4: Potência e Mobilidade
Os tanques Leopard 2A4 são reconhecidos mundialmente pela sua potência de fogo e mobilidade. Este modelo foi adquirido pela Espanha em colaboração com a Alemanha em 1995, e em 2005, a Espanha comprou 108 tanques Leopard 2A4 por €15 milhões. Estes veículos foram distribuídos entre os batalhões de carros das brigadas mecanizadas em Córdoba e Badajoz, e na unidade de instrução de Zaragoza.

O Leopard 2A4 é um tanque de combate com espaço para uma tripulação de quatro pessoas e pesa 55 toneladas. Possui um motor diesel de 12 cilindros com 760 cavalos de potência, uma transmissão automática, e atinge uma velocidade de 68 km/h com uma autonomia de 500 km. O armamento inclui um canhão Rheinmetall de 120 mm com um alcance de até 8.000 metros, complementado por duas metralhadoras de calibre 7,62 mm. O tanque é protegido por blindagem de torre composta por titânio e volfrâmio, e uma chapa de aço que varia entre 13 e 110 mm de espessura, dependendo da área.

Com o aumento da produção dos tanques Leopard 2E, os Leopard 2A4 foram sendo armazenados, alguns desde 2012.

O apoio militar espanhol à Ucrânia, incluindo o fornecimento destes tanques e mísseis Patriot, representa um reforço significativo para as forças armadas ucranianas no seu esforço contínuo contra a invasão russa, isto num atura em que as tropas russas conseguem avanços em Kharkiv, mais de dois anos depois de começo do conflito.

Ler Mais



Comentários
Loading...