Huawei lança alternativa à Google Play Store
A Huawei está a desafiar os programadores a “visitarem” a nova loja de aplicações da empresa. Num evento em Londres, a gigante chinesa deu a conhecer mais detalhes sobre o seu novo ecossistema Huawei Mobile Services (HMS), tendo também revelando um acentuado crescimento inicial no número de programadores já inscritos.
Aproveitou também este evento para mostrar todas as vantagens que o seu ecossistema HMS tem sobre a Google Play Store e o SO Android que assenta sobretudo numa nova abordagem que conecta uma gama ampla de serviços e equipamentos da empresa.
A empresa chinesa avançou que tem já 55 mil apps que usam o HMS Core, gratuito para registo e utilização, com 24 kits de programação que permitem o uso de quase mil APIs (interface de programação de aplicações).
Kits estes que incluem várias funcionalidades, como rastreamento de localização, saúde e machine learning. Este último foi exibido no evento para destacar os serviços avançados de detecção facial, reconhecimento de texto e categorização de imagens. A gigante chinesa revelou que actualmente a sua AppGallery conta com 400 milhões de utilizadores activos mensais.
No evento em Londres, a Huawei deu também a conhecer uma nova estratégia de negócio para a sua linha de consumo. A nova abordagem “1 + 8 + N” mantém os smartphones no centro (1), ligando a estes os tablets, PC e wearable (8) e criando uma ponte para um mundo mais amplo de produtos conectados como televisores, electrodomésticos e até carros (N).
A gigante chinesa garantiu ainda que o desenvolvimento acelerado da plataforma HMS está a ser impulsionado por razões estratégicas e não geopolíticas.