Trump pode estar prestes a ficar 2,7 mil milhões de euros mais rico, mas não deve resolver os problemas do multimilionário

O ex-presidente Donald Trump está prestes a encaixar uma receita inesperada multimilionária numa altura em que atravessa desafios financeiros e legais, com o lançamento em bolsa do Trump Media & Technology Group, proprietário da plataforma de mídia social Truth Social.

Após anos de obstáculos legais e regulatórios, o grupo está a preparar-se para abrir o capital na próxima semana, com a possibilidade de Trump deter uma participação dominante numa empresa pública, avaliada em mais de 3 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros), conta a ‘CNN’.

No entanto, especialistas alertam que, apesar das perspetivas promissoras, existem desafios práticos e jurídicos que podem afetar a liquidez de Trump. O presidente enfrenta um prazo iminente para pagar uma fiança de 464 milhões de dólares (425 milhões de euros) no caso de fraude civil de Nova Iorque contra o empresário, podendo resultar em confisco de propriedades caso não cumpra.

A votação dos acionistas na sexta-feira determinará a fusão da Trump Media com a Digital World Acquisition Corp. Se aprovada, Trump deterá pelo menos 58,1% das ações da nova empresa pública.

Embora Trump possa ter uma participação avaliada em 3,4 mil milhões de dólares (3,1 mi milhões de euros), especialistas apontam que a sobrevalorização das ações pode tornar difícil converter esses ganhos em dinheiro real. Com uma receita trimestral de apenas 1,1 milhão de dólares (1 milhão de euros) e uma base de utilizadores em declínio, a avaliação da empresa é questionada.

Além disso, há restrições que impedem Trump e outros acionistas de venderem imediatamente as suas ações, o que pode afetar a liquidez da empresa e a capacidade de Trump de utilizar as ações como garantia para empréstimos.

Embora o lançamento da Trump Media represente uma potencial fonte significativa de receita para Trump, os desafios financeiros e legais que enfrenta lançam incertezas sobre a viabilidade de converter a sua participação em dinheiro real.