Deutsche Bahn regista prejuízo de 2,35 mil milhões de euros em 2023

O operador ferroviário alemão Deutsche Bahn anunciou hoje um prejuízo de 2,35 mil milhões de euros em 2023, dez vezes mais do que no ano anterior, devido essencialmente ao investimento necessário para renovação da rede.

Executive Digest com Lusa

O operador ferroviário alemão Deutsche Bahn anunciou hoje um prejuízo de 2,35 mil milhões de euros em 2023, dez vezes mais do que no ano anterior, devido essencialmente ao investimento necessário para renovação da rede.

As perdas de 2,35 mil milhões de euros foram registadas no final de um ano marcado pela deterioração da pontualidade dos comboios e um investimento recorde de 7,6 mil milhões de euros, o que levou a um aumento do endividamento, explicou a empresa em comunicado.

O grupo, detido a 100% pelo Estado alemão, registou igualmente um prejuízo operacional de 964 milhões de euros. Esse resultado deve, no entanto, regressar a terreno positivo em 2024, segundo o comunicado.

O operador ferroviário também sofreu repetidas greves, sem que um diferendo entre a administração e os sindicatos dos maquinistas do GDL sobre a duração do horário de trabalho e os salários tenha sido resolvido. Os conflitos sociais custaram à empresa cerca de 200 milhões de euros.

A Deutsche Bahn deve gastar milhares de milhões de euros para renovar e expandir a sua rede ferroviária, com o governo alemão a usar o transporte ferroviário como um argumento importante para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos transportes.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.