Novo deputado do círculo da Europa do Chega foi imigrante ilegal em França e expulso duas vezes por não cumprir a lei
José Dias Fernandes, recém-eleito deputado do Chega pelo círculo da Europa, foi durante anos imigrante ilegal em França, tendo mesmo sido expulso duas vezes até conseguir obter a residência legal. De acordo com o jornal ‘Público’, o partido de André Ventura tem uma das suas bandeiras a emigração e defende que os imigrantes ilegais devem ser expulsos e impedidos de regressar.
Em entrevista a um jornal franco-lusófono, José Dias Fernandes defendeu os que, como ele, procuraram melhores condições de vida noutro país, mesmo que de forma ilegal. “Fui expulso duas vezes de França. É verdade”, reconheceu à publicação ‘LusoJornal’. “Tentei Andorra e voltei para França e fui expulso novamente. Voltei em 1978, outra vez”, contou. “Quando passou a François Mitterrand, tive ocasião de fazer os papéis [de legalização]”, disse.
O agora deputado salientou ainda ter ajudado “centenas” de imigrantes ilegais portugueses em França, criando “dezenas de empresas”. “Só se faziam papéis em França para a atribuição de residência legal a quem fosse empresário. Como eu decidia quem ia trabalhar como subempreiteiro, ajudei muito português a criar a sua empresa e a dar trabalhar. Sei as dificuldades do imigrante comum”, relatou, na entrevista.
Recorde-se que o Chega propôs-se criminalizar todos os imigrantes com residência ilegal em Portugal e impedir a permanência de imigrantes ilegais, “assegurando que quem for encontrado nessas circunstâncias fica impedido de regressar a Portugal e de legalizar a sua situação nos cinco anos seguintes”.