Telefónica reforça investigação e desenvolvimento
A Telefónica aumentou em 23% o seu investimento de I+D em relação a 2011, reservando a este segmento 983 milhões de euros.
A empresa presidida por César Alierta tem dado importância à investigação e desenvolvimento, com a criação da Telefónica Digital, da plataforma de construção de aplicações BlueVia e do programa de apoio a start-ups Wayra.
Mais de metade do orçamento de I+D para 2012 está destinado a actividades em Espanha, isto é, 536 milhões de euros (54,5%).
O aumento foi motivado pela aposta da empresa de telecomunicações em novos produtos e serviços tecnológicos, na implementação de redes da próxima geração, tanto nas plataformas móveis como na rede fixa, e ainda pelo lançamento de iniciativas na Telefónica Digital. Esta divisão, criada em Setembro e com sede em Londres, reúne os negócios da empresa ligados à Internet e às novas tecnologias.
Alguns destes projectos são apostas tecnológicas a médio prazo. A empresa contou com o financiamento da União Europeia e entidades da administração pública, como o Ministério da Indústria jornal espanhol, refere o jornal Cinco Días.
A União Europeia publicou em Outubro uma lista de 1 400 empresas do mundo ordenadas pelo seu investimento em I+D. A Telefónica figurou no 32º lugar do ranking, sendo considerada a segunda empresa espanhola que mais investe nestas áreas.