Noruega vive o janeiro mais quente de sempre. Temperaturas estão 25º acima do normal
Foi na vila de Sunndalsora que se registou a temperatura média mais elevada, a rondar os 19°C (66°F), o que se traduz numa subida de mais de 25°C , tornando este o dia mais quente desde que os registos são efetuados, facto que bate qualquer recorde antes verificado.
Para uns é uma boa notícia, pelo que aproveitam para desfrutar desta onda tão rara de calor, «as pessoas circulam nas ruas em t-shirt», uma situação inédita e pouco comum na Noruega, diz Yvonne Wold, presidente do município de Rauma, à BBC. Wold aproveitou o aumento das temperaturas para mergulhar num lago não congelado, outro insólito verificado pelos noruegueses.
Já outros centram-se nas preocupações ambientais associadas a este tipo de alterações climáticas.
De acordo com o analista da BBC Peter McAward este aumento inesperado da temperatura na vila especifica de Sunndalsora tem que ver com a sua localização, cujos ventos de Fohen são sentidos de forma particularmente forte, causando temperaturas elevadas.
A temperatura mais elevada registada em Sunndalsora, em janeiro do ano, anterior chegou aos 17,4°C, a deste ano bate assim o recorde de qualquer outro mês na península escandinava.
Já em dezembro (18.3°C) e em Fevereiro(18.9°C) do ano passado a Noruega tinha registado as temperaturas mais elevadas de sempre, deixando no ar a questão de que poderão existir novas e potentes alterações climáticas muito em breve.
Nos próximos dias prevê-se que as temperaturas diminuam, permanecendo ainda assim bem acima do que é normal nesta região.