“Eu não disse que as mulheres eram frágeis”: Vídeo revela declarações do candidato do Chega que levaram ministra Ana Abrunhosa a abandonar debate

Foi após uma intervenção do Chega, num debate na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que Ana Abrunhosa abandonou o evento, considerando o discurso de António Pinto Pereira, cabeça de lista do Chega pela região como “xenófobo”.

Nas redes sociais, foi divulgado um vídeo do momento em que a ministra da Coesão Territorial sai da sala, e o membro do partido de André Ventura justifica as declarações.

“Peço desculpa, mas não vou pedir desculpa a ninguém, porque não ofendi ninguém. Houve aqui uma má interpretação ideológica do Partido Socialista. Porque eu não disse que as mulheres eram frágeis. Eu disse que nós protegemos as mulheres, que é uma coisa diferente”, disse António Pinto Pereira, que continuou no painel.

“Não há aqui nenhum erro: defender os jovens, defender as mulheres, os idosos, as pessoas do nosso país, uma a uma, qual é o problema político? Fez-se um aproveitamento político e ideológico que é infame, e eu não posso retirar aquilo que eu não disse”, acusou o cabeça de lista do Chega por Coimbra.

“Eu defendo as mulheres porque acho que são muito mais importantes e valiosas do que os homens”, acrescentou, antes de lhe ser cortada a palavra.

Momentos antes, Ana Abrunhosa levantava-se e dizia: “Peço imensa desculpa tenho imenso respeito por vocês, mas eu recuso-me a participar em discursos xenófobos, tenho muito respeito por mim, mas sobretudo por vós”.