Esmagadora maioria de ex-membros do Congresso teme que eleições presidenciais de 2024 conduzam à violência nos Estados Unidos, revela sondagem
A grande maioria de ex-membros do Congresso nos Estados Unidos garantiu que teme que as eleições presidenciais, marcadas para 2024, conduzam à violência, revelou esta terça-feira a publicação ‘Business Insider’. Esta é a conclusão de um relatório recentemente divulgado pela Associação de Ex-Membros do Congresso dos Estados Unidos, feito em colaboração com pesquisas da Universidade de Massachusetts, no qual foram entrevistados antigos membros do Congresso eleitos pela primeira vez entre 1962 e 2022.
O relatório destacou que, anos volvidos depois do ataque ao Capitólio – a 6 de janeiro de 2021 -, para tentar impedir o Congresso de certificar a vitória eleitoral de Joe Biden, uma esmagadora maioria de ex-membros federais estão preocupados com um resultado semelhante do ato eleitoral em 2024.
Segundo o relatório, 84% dos ex-membros do Congresso disseram estar preocupados com a violência relacionada às eleições em 2024. A maioria dos ex-membros da bancada democrata – 94% – disseram estar “muito” ou “um pouco” preocupados com a perspetiva, em comparação com 74% da bancada republicana.
O relatório observou ainda uma disparidade considerável sobre a legitimidade das eleições de 2020 – 83% dos democratas disseram acreditar que a vitória de Biden em 2020 foi “definitivamente” ou “provavelmente” legítima, apenas 25% dos republicanos entrevistados em idade de votar sentiram o mesmo.