“O pessimismo continua a prevalecer para os investidores em ações da UE”, revela analista

Os índices de referência das ações caíram na Europa esta sexta-feira, apesar de uma sessão de negociação positiva durante a noite na Ásia, salientando a atual natureza volátil do sentimento do mercado em relação aos ativos de risco.

O pessimismo continua a prevalecer para os investidores em ações da UE, principalmente devido a uma época de resultados dececionantes e à persistência de preocupações geopolíticas.
Na frente monetária, os investidores não obtiveram qualquer catalisador de alta do BCE, depois de Christine Lagarde ter anunciado que o banco central iria manter inalteradas as suas três principais taxas de juro, sem dar quaisquer indicações significativas para as próximas reuniões.

Tendo isto em conta, mesmo que os preços das ações se tenham tornado muito mais atrativos na última metade de 2023, o ambiente de incerteza torna a situação difícil para os investidores.
É provável que o foco dos investidores se concentre no outro lado do oceano Atlântico, com os dados altamente antecipados do deflator do PCE dos EUA, uma métrica fundamental para a política monetária da Fed, antes da reunião fundamental da FOMC da próxima semana.

Por agora, o aumento dos rendimentos das obrigações nos EUA e na Europa não proporcionam um ambiente ideal para os investidores em ações, embora isto possa mudar ao longo da sessão de negociação.

O STOXX-50 ainda se consolida dentro do seu padrão triangular de curto prazo, destacando a incerteza do sentimento do mercado para o final da semana.

Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades