“Investidores continuam a acompanhar a situação geopolítica no Médio Oriente”, garante analista
Após a recuperação registada durante a sessão de negociação de ontem, os índices de referência europeus mantiveram os seus ganhos esta terça-feira, com uma pausa no sentimento de baixa.
A venda de obrigações do tesouro arrefeceu, enquanto o sentimento de risco se manteve nas ações europeias, com os fortes desempenhos das ações dos setores cíclicos de consumo, imobiliário e de serviços públicos a compensarem as perdas nos setores da saúde, industrial e financeiro até agora.
Os investidores continuam a acompanhar a situação geopolítica no Médio Oriente, após a última ronda de negociações sobre os reféns detidos pelo Hamas e os recentes apelos à ponderação de qualquer invasão terrestre da faixa de Gaza pelo exército israelita.
Entretanto, os investidores estão também concentrados nos dados económicos e nos resultados das empresas com uma série de dados PMI da Europa e dos EUA, juntamente com o relatório anual da AIE (Agência Internacional da Energia) sobre as perspectivas energéticas mundiais.
É também provável que os investidores se deparem com uma maior liquidez do mercado devido ao volume dos principais relatórios de resultados de hoje, com resultados da Hermes, Kering, Michelin e Orange na Europa e da Alphabet, Microsoft e General Motors nos EUA.
Tecnicamente, o índice STOXX-50 continua a sua correção de alta abaixo da sua linha de tendência de baixa de médio prazo, com os 4.075,0 pontos como o seu primeiro grande objetivo.
Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades