Nova SBE lança nova edição de programa de inovação em turismo para empresas

A Nova SBE anunciou a abertura das inscrições para a 3ª edição do programa de inovação em turismo “Check-In Tourism Innovation on Campus”. Experiência do consumidor, soluções tecnológicas, sustentabilidade, inclusão local e gestão do talento são as áreas de desafio desta edição.

O “Check-In Tourism Innovation on Campus” é uma iniciativa promovida pelo Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute conta com a parceria do Westmont Institute of Tourism and Hospitality e patrocínio do Turismo de Portugal, e tem arranque marcado para o dia 11 de dezembro, com o evento imersivo Matchmaking, terminando com o habitual Demo Day, a 13 de março de 2024.

As startups pré-selecionadas vão apresentar e mostrar as suas soluções às PMEs e entidades parceiras, ficando as oportunidades de codesenvolvimento de projetos piloto para a fase seguinte da iniciativa, com a duração de três meses.

“Este é o momento de redesenhar e ajustar as práticas turísticas, aprimorando a experiência do cliente, cocriando soluções inovadoras que permitam o envolvimento local responsável e o desenvolvimento de ações sustentáveis focadas em pessoas”, refere Euclides Major, Diretor Executivo do Haddad Entrepreneurship Institute.

Acrescenta ainda que pretendem “trazer às startups e PME’s, nacionais e internacionais, os recursos e dinamismo determinantes para acelerarem o processo de inovação tão essencial para o setor das viagens e do turismo, através de projetos colaborativos”.

Na edição passada o programa reuniu 76 candidaturas, avaliou 362 propostas e pré-selecionou 20 startups. À fase final, de concretização efetiva de pilotos, chegaram 10 startups e 12 parceiros que apresentaram 21 soluções para tornar o setor do turismo mais digital, próximo, eficiente, sustentável e seguro.

“A Nova SBE pretende assumir um papel ativo e responsável na preparação das empresas de hoje para o Turismo de amanhã, agregando um diversificado conjunto de intervenientes na promoção de um programa de inovação aberto e com uma estreita articulação entre a Academia, as empresas do setor e as startups”, escreve a instituição.