AUTODOC: «Vemos cada desafio como uma oportunidade»

Actualmente, estão presentes em 27 países europeus e dispõem de uma gama única de 5,2 milhões de peças automóveis com preços atractivos.

A AUTODOC é um retalhista online líder de peças e acessórios para veículos na Europa. Fundada em Berlim em 2008 por Alexej Erdle, Max Wegner e Vitalij Kungel, a empresa tornou-se rapidamente uma das empresas de Internet mais interessantes da Europa. Em entrevista à Executive Digest, Dmitry Zadorojnii, CEO da AUTODOC SE & General Manager ATD Portugal, explica os principais desafios e oportunidades da empresa para o futuro.

O sector dos transportes e logística está constantemente a enfrentar novos desafios. Na sua opinião, quais são os principais?
A logística e os transportes têm um impacto directo na vida das pessoas todos os dias. Asseguram que as pessoas recebem todo o tipo de produtos à sua porta o mais rápido possível. Habituamo-nos a que tudo o que precisamos esteja disponível e acessível em qualquer altura. Durante a pandemia, ficámos chocados quando as prateleiras dos supermercados ficaram repentinamente vazias. Por este motivo, as perturbações da cadeia de abastecimento que podem surgir devido a desenvolvimentos económicos e geopolíticos são um dos maiores desafios da actualidade. O aumento dramático dos preços da energia e a inflação em geral, verificados desde o início da guerra na Ucrânia, também estão a afectar fortemente a logística e os transportes como um todo, aumentando os custos de logística e transporte e reduzindo os lucros.
Outro desafio neste sector é a escassez cada vez maior de mão de obra, combinada com o aumento dos custos laborais. Este desafio é tanto maior quando o nível de digitalização na logística e nos transportes ainda é demasiado baixo em muitos locais, podendo, portanto, ser melhorado. Frequentemente, muitos processos são ainda demasiado intensivos em termos de pessoal. Isto torna-os caros e também mais propensos a erros e interrupções de todos os tipos.
Na AUTODOC, o maior desafio para a logística e transporte é acompanhar o rápido crescimento da empresa e reagir de forma flexível às diferentes exigências dos mercados. No entanto, vemos cada desafio como uma oportunidade para o crescimento e inovação da empresa.

A AUTODOC, como um dos principais actores, também tem trabalhado para encontrar soluções para estes desafios. Que soluções gostaria de destacar?
É de salientar a digitalização abrangente de toda a nossa cadeia de abastecimento, com especial incidência em áreas-chave. A digitalização permitirá alcançar o nosso principal objectivo, que passa por reduzir o tempo total do ciclo e o custo da operação através da optimização dos processos e da redução das taxas de erro. Isto tornará a nossa empresa mais eficiente e eficaz.
Para o conseguir, concentramo-nos nos principais processos para operações comerciais contínuas, automáticas e sustentáveis. Estamos a expandir continuamente a automatização dos nossos armazéns, de modo a fazer a transição de um modelo manual ou semi-automático para um modelo totalmente automatizado.
Trabalhamos ainda no sentido de uma integração perfeita com todas as partes envolvidas, desde fornecedores, fabricantes, distribuidores, retalhistas a consumidores, o que garante a troca instantânea de informações para uma rápida tomada de decisões e reacção a desvios. Reduzimos ao mínimo os registos em papel, como facturas, ordens de compra e documentação de armazém, e promovemos a troca de informações digitais entre todas as partes internas e externas.
Para satisfazer da melhor forma as encomendas dos nossos clientes, baseamos as nossas decisões em dados como multiparâmetros e algoritmos dinâmicos que nos ajudam a encontrar a melhor solução possível para uma entrega rápida e completa.
Uma das soluções mais poderosas para qualquer tipo de perturbação na cadeia de abastecimento é a gestão eficiente de excepções. A capacidade de identificar e resolver rapidamente problemas com base nas informações fornecidas por vários serviços garante operações sem problemas e ajuda com desvios e falhas na cadeia de abastecimento. Assim, podemos monitorizar e responder rapidamente a desvios como entregas atrasadas, indisponibilidade de produtos ou atrasos no processamento de encomendas no armazém em tempo real.

Quais são os benefícios das vossas soluções para os clientes?
A vantagem das nossas soluções é o aumento da eficiência e sustentabilidade dos nossos processos. Tornar as nossas operações de armazém e transporte mais eficientes vai ajudar a aumentar a satisfação dos nossos clientes, o que está intimamente ligado à sua experiência de compra. Há diversos factores que podem ter um impacto directo na satisfação dos clientes, mas focamo-nos actualmente em três: reduzir os preços, reduzir o tempo de preparação das encomendas e prazos de entrega e aumentar a flexibilidade das opções de entrega e das gamas de produtos.
Atingir um bom nível de eficiência dos processos significa também reduzir os custos das operações e aumentar o nível de sustentabilidade. Por exemplo, os armazéns automatizados reduzem a pegada do ciclo de preparação das encomendas. A documentação digital e a troca de informações conduzem a operações sem papel, que são mais sustentáveis. Além disso, damos prioridade a parceiros externos que tenham em conta factores de sustentabilidade, como a optimização de rotas e a optimização de cargas, e que tenham a capacidade de utilizar veículos eléctricos para as entregas.

Como é que se destacam da concorrência?
Tudo começa com a nossa estratégia comercial. Actualmente, estamos presentes em 27 países europeus e dispomos de uma gama única de 5,2 milhões de peças automóveis com preços atractivos. Além disso, a nossa estratégia comercial combina os mercados B2C e B2B/AUTODOC PRO. Dispomos de uma rede de distribuição híbrida eficiente e flexível, incluindo os nossos próprios armazéns, complementada pelas redes dos nossos parceiros, estando altamente automatizados a todos os níveis da cadeia de abastecimento.

Qual é o vosso compromisso com a sustentabilidade?
Ao longo do último ano, o nosso Conselho de Administração e a equipa de liderança executiva reforçaram o tema da integração da sustentabilidade nos processos e produtos da empresa. Uma equipa de projecto de sustentabilidade multifuncional está a estabelecer uma agenda de sustentabilidade abrangente e conjunta para a AUTODOC, que irá desempenhar um papel em todas as operações da companhia, incluíndo a promoção de embalagens sem plástico, a escolha de fornecedores e produtos sustentáveis, transporte e instalações com energia própria, que ajudam a empresa a reduzir a sua pegada de carbono. Tornar-se uma empresa mais amiga do ambiente e sustentável, incorporando iniciativas ecológicas, bem como saúde, segurança e diversidade entre funcionários e parceiros, é um dos principais objectivos da AUTODOC.

Qual é o compromisso da empresa no desenvolvimento de novos centros logísticos?
Um dos elementos da nossa estratégia de desenvolvimento consiste em reforçar a nossa posição nos mercados europeus através da expansão da rede de centros de distribuição. Dispomos de um total de três centros logísticos, situados na Alemanha, na Polónia e na República Checa. Estes compreendem um total de seis armazéns. Um deles serve como centro logístico central para o reabastecimento de mercadorias para todos os centros de distribuição da AUTODOC. O armazenamento adicional permite que a gama seja expandida, que o inventário seja restabelecido mais rapidamente e que a produção seja aumentada em geral.
Este ano abrimos o nosso mais recente armazém, “C27”, em Cheb, na República Checa, para aliviar a pressão sobre os nossos armazéns existentes e assim tornarmo- -nos ainda mais rápidos. Quando abrirmos mais centros logísticos, consideramos também a possibilidade de subcontratar fornecedores logísticos terceiros.

Considera que, no futuro, haverá cada vez mais cooperação entre retalhistas e operadores logísticos?
Sim, acreditamos que sim. E vemos muitas vantagens neste tipo de cooperação, nomeadamente a eliminação de custos fixos, a automatização dos processos logísticos, o aumento da eficiência dos processos, a promoção de processos eficientes de escalar o negócio e da logística, a facilidade de acesso a tecnologias modernas, uma maior transparência, uma gestão de risco mais rigorosa e agilidade.

Qual é a vossa estratégia comercial para Portugal?
A estratégia de negócio é crescer em clientes e em receitas. Enquanto o plano é continuar a expandir os nossos centros operacionais e logísticos por toda a Europa, escolhemos Lisboa para ser o nosso centro de excelência para os departamentos de desenvolvimento de produto e serviço ao cliente. O centro tecnológico em Portugal é um marco fundamental para a estratégia da AUTODOC em torno da centralidade do cliente e da inovação.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Logística e Transportes”, publicado na edição de Setembro (n.º 210) da Executive Digest.

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