“Tantas mortes por tão pouco”: Elon Musk critica contraofensiva de Kiev

Elon Musk, o multimilionário fundador da Tesla e da SpaceX, criticou, na rede social ‘X’, a contraofensiva da Ucrânia em prol de pequenos ganhos territoriais. Numa resposta ao economista americano David Stacks, o responsável pela rede de internet Starlink destacou as muitas vidas que estão a ser perdidas por Kiev.

David Sacks publicou um mapa dos combates na Ucrânia, alegando que “os ganhos territoriais ucranianos resultantes da sua tão alardeada contraofensiva [destacados a azul] são tão minúsculos que mal podem ser vistos num mapa”. A resposta de Elon Musk foi lapidar: “Tantas mortes por tão pouco.”

Recorde-se que Elon Musk já havia pedido uma “trégua” entre a Ucrânia e a Rússia, argumentando que “a cada dia que passa, mais jovens ucranianos e russos morrem para ganhar e perder pequenos pedaços de terra, com as fronteiras quase inalteradas”.

O entrepreneur já tinha suscitado a polémica numa biografia escrita pelo jornalista e autor americano Walter Isaacson, na qual foi relevado que em 2022 Musk terá ordenado secretamente a desconexão das comunicações Starlink na costa da Crimeia para interromper o ataque da Ucrânia à marinha russa na cidade de Sebastopol.

Elon Musk já confirmou a interrupção do ataque de drones à frota russa na Crimeia, salientando que não desligou as comunicações por satélite Starlink dos drones mas que se recusou a ligá-las a pedido da Ucrânia.

Na noite de 12 para 13 de setembro último, o Starlink também sofreu uma interrupção significativa durante um ataque à baía de Sebastopol, no qual resultou extensos danos em dois navios russos após ataque das forças da Ucrânia.

Novas imagens mostram grau de destruição do navio russo atingido após ataque da Ucrânia

Ler Mais





Comentários
Loading...