“Os atuais desafios da sociedade em matérias ESG são incontornáveis”. Sonae apresenta nova estratégia de sustentabilidade

A Sonae apresentou a sua nova estratégia de sustentabilidade para o quadriénio 2023-2026, assente em cinco pilares estratégicos: gerir com critérios ambientais, sociais e de governança (ESG); acelerar a descarbonização; valorizar a biodiversidade e a água; promover a circularidade; potenciar o desenvolvimento humano.

Assim, a Sonae vai adicionar critérios ESG sistémicos na due dilligence dos investimentos, procurando investir em negócios com elevados níveis de sustentabilidade.

A nova estratégia de sustentabilidade da Sonae pretende incentivar o ecossistema de fornecedores, clientes e parceiros a fazerem escolhas mais responsáveis. Vai ainda assegurar cadeias de abastecimento social e ambientalmente responsáveis, e desenvolver planos de sensibilização e partilha de boas práticas a fornecedores e prestadores de serviços.

“Ao longo das últimas décadas, a Sonae tem sido pioneira ao assumir a sustentabilidade como uma prioridade e ao integrar políticas comuns e boas práticas nos negócios. É um caminho que temos feito com resultados positivos e, sobretudo, com aprendizagem e reconhecimento de que ainda há muito a fazer. Os atuais desafios da sociedade em matérias ESG são incontornáveis e todos precisamos de agir com urgência”, diz João Günther Amaral, membro da Comissão Executiva da Sonae.

O executivo sublinha ainda que a empresa vai procurar tomar decisões cada vez mais ousadas, nomeadamente aquando da aquisição de novos negócios, tentnado influenciar as cadeias de valor das nossas empresas.

“A renovada estratégia de sustentabilidade demonstra a ambição e crença do impacto positivo que podemos ter no planeta e na comunidade, assente na nossa forma de estar nos negócios: fazendo o que está certo”, acrescentou.

O novo plano reafirma o compromisso da Sonae em alcançar a neutralidade carbónica das operações até 2040. Vai ainda reforçar a sua aposta na investigação e desenvolvimento para acelerar a transição energética para fontes renováveis, reduzindo a dependência de recursos fósseis e aumentando gradualmente a autonomia energética a partir de fontes renováveis.

A empresa explicou que a estratégia de sustentabilidade Sonae no triénio 2019-2022 permitiu à Sonae melhorar a sua pegada ecológica de forma significativa, com as emissões de GEE a serem reduzidas em 24% no ano 2022 face a 2018., bem como aumentar para 80% o nível de embalagens plásticas recicláveis de produtos de marca própria.

”Os desafios que se avizinham são significativos, mas a Sonae acredita na ambição do novo ciclo estratégico e na força mobilizadora das suas pessoas, para continuar a potenciar o crescimento e a trabalhar em conjunto para criar um amanhã melhor para todos”, sublinham.