Colombo: Resposta aos novos desafios
O centro procura trazer maior conveniência a cada dia, através dos serviços de que dispõe, e garantindo as necessidades dos clientes e lojistas.
Faz parte do desafio de qualquer espaço comercial a adaptação aos vários momentos do mercado. O principal foco do Colombo é a garantia das necessidades dos seus clientes e lojistas, e é para isso que trabalham diariamente. «O conhecimento profundo de quem são os nossos clientes permite-nos delinear uma estratégia que melhora a sua experiência no Centro, seja em relação a serviços, oferta cultural ou marcas procuradas, garantindo que conseguimos dar resposta às suas necessidades. E reflexo disso é a vontade de as marcas continuarem a querer estar presentes no Colombo e de novas marcas chegarem para integrar o nosso portefólio, como é o caso da Boss, que oferece agora mais de 330 metros quadrados de propostas da marca no Centro, ou da LEGO que escolheu o Centro para abrir a primeira loja em Portugal. No final do ano passado, o Colombo foi também a escolha da Zara para ser palco da loja com um novo conceito, que se reflecte em três mil metros quadrados de superfície de venda, com uma imagem mais “clean” e em que a tecnologia de ponta está em destaque, elevando a experiência de compra», explica Paulo Gomes, director do Centro Colombo.
Aliás, o primeiro semestre de 2023 confirma que o Colombo continua a ser uma preferência, com o Centro a receber o primeiro espaço da Bershka no mundo com realidade aumentada e a maior loja da Perfumes & Companhia no país, além das renovações da JD – que é agora a maior loja da marca em Portugal –, da Nike, que ocupa agora mais de 730 metros quadrados, e da GMS Store, que reabriu com a novidade de ser a primeira loja Apple Premium Partner em Portugal.
Sobre a estratégia para o futuro, há sempre espaço para crescer e o Colombo é um Centro que, ano após ano, se supera. Estão neste momento na fase inicial de expansão, que se reflectiu com as reaberturas de marcas como a JD e a Nike, bem como de refurbishment. Além de novas lojas, ou a atracção de mais marcas que aumentem e diferenciem a oferta, faz parte do crescimento a apresentação de novos serviços. Ainda no início deste ano contam com a abertura das Cabines de Trabalho, que, em Maio, passaram também a ser espaços para a realização de videoconsultas, resultado de uma parceria feita com o Hospital da Luz.
Também a sustentabilidade e a cultura são dois eixos importantes para o crescimento do Colombo. Este ano, a exposição da iniciativa “A Arte Chegou ao Colombo” potencia estes dois eixos, juntando a criatividade à utilização de materiais regenerados. — chama-se REGENER’ART e pode ser visitada na Praça Central do Colombo. Acima de tudo, trabalham para garantir uma visita cada vez mais completa e uma experiência única associada ao Centro.
«O facto de sermos um espaço de grande dimensão, com uma oferta variada e que segue as tendências de mercado, além de apresentarmos uma quantidade de serviços inovadores que melhoram a experiência no Centro, faz com que as pessoas continuem a procurar o Colombo.
A adaptação e resposta a novos desafios faz parte do dia a dia de um centro comercial e procuramos trazer maior conveniência a cada dia, através dos serviços de que dispomos, como é o caso dos cacifos para recolha de encomendas online. Ainda que o formato online tenha crescido bastante durante a pandemia, há experiências que apenas podem ser vividas fisicamente e, além da experiência da compra em si, o Colombo tem uma enorme oferta de lojas, serviços e lazer que continua a atrair milhares de pessoas diariamente ao Centro, não esquecendo a componente de entretenimento proporcionada por eventos culturais, mas também por espaços que temos em funcionamento constante e que nos destacam enquanto Centro: os Cinemas NOS e o formato especial IMAX; e o Bowling City, que nasceu com o objectivo de ser uma mais valia no entretenimento familiar na área da Grande Lisboa», sublinha Paulo Gomes, director do Centro Colombo.
DIGITAL
É para o Centro essencial que os visitantes sintam que, mesmo fora do espaço físico do Centro, estão sempre disponíveis e o digital permite fazer isso, tanto no nosso website como nas redes sociais.
«Além disso, é impossível não falarmos da Ana a nossa assistente de visita que está disponível via WhatsApp. Seja qual for a dúvida ou o pedido de ajuda, este serviço está disponível 24 horas e nasce precisamente da importância da comunicação com os nossos visitantes, de acompanhá-los antes, durante e após a visita ao Colombo.
No espaço do centro, também o digital tem vindo a ganhar cada vez mais espaço, uma vez que algumas das lojas presentes no Colombo já apresentam experiências de compra digitalizadas e já tivemos várias iniciativas culturais em que o digital faz parte da iniciativa — e até o Pai Natal já foi impactado com esta evolução, através da possibilidade de realizar conversas à distância nos últimos anos», acrescenta o responsável.
Segundo Paulo Gomes, os formatos físicos são imprescindíveis, mas existe a consciência de que é estratégico complementá-los com o recurso a ferramentas digitais. No entanto, acreditamos que não podem ser substituídos e é diferenciador e desafiante, nos dias de hoje, ser um espaço com capacidade para agregar diferentes experiências adequadas aos mais variados públicos e interesses.
O Colombo é esse espaço, que procura proporcionar experiências diferentes, sejam elas físicas ou emocionais, tornando a visita mais rica e diferenciada — e isto pode acontecer através de uma exposição, um jantar, um concerto ou com a descoberta de algo novo ou um encontro entre amigos. «Acreditamos que os centros comerciais do futuro terão por base este eixo e está na nossa génese antecipar isso».
DIFERENCIAÇÃO
Todos os públicos são desafiantes porque têm necessidades diferentes quando visitam um centro comercial e o Colombo trabalha diariamente para responder a todas elas. Para conquistar qualquer tipo de cliente é muito importante conhecê-lo bem, quais são os seus interesses e utilizar esse conhecimento para antecipar futuras tendências.
As gerações mais novas estão muito atentas a tudo o que se passa à volta delas, seguem e criam tendências muito rapidamente e são um público mais exigente por isso. «No entanto é a nossa grande capacidade de adaptação que nos permite responder com a mesma velocidade às suas necessidades mais imediatas. Vamos continuar a trabalhar para trazer ao Centro exposições inéditas, lojas trendy e exclusivas e muitas outras experiências que impactam este grupo», refere Paulo Gomes.
Uma das principais vantagens do Centro Colombo é a localização, no centro de Lisboa, onde apresentam centenas de marcas de variados segmentos para um público muito diferenciado. «O nosso trabalho é focado no conhecimento do nosso cliente, que nos permite planear e garantir uma oferta que responda às suas necessidades», explica o responsável.
Assim, muitas marcas escolhem o Colombo para inaugurarem os seus primeiros espaços em Portugal lançarem novos conceitos ou colecções exclusivas, o que representa uma oportunidade de atrair novos clientes. Estas novidades acompanhadas com a conveniência de ter no mesmo espaço todas as outras marcas, além de uma variedade de serviços diferenciadores, conferem um enorme potencial de conquistar novos consumidores. «O Colombo recebe diariamente dezenas de milhares de pessoas garantindo uma visibilidade ímpar a nível nacional. A sua dimensão combinada com a localização e acessos incomparáveis, bem como a variada oferta de lojas, serviços e experiências, torna-se bastante atractivo para qualquer marca que esteja a querer entrar ou reforçar a presença no mercado português. Além disso, trabalhamos diariamente, lado a lado, com os nossos lojistas para garantir a melhor experiência de visita ao Centro, pelo que todas as marcas podem esperar do Colombo um aliado», conclui Paulo Gomes, director do Centro Colombo.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Grandes Espaços Comerciais”, publicado na edição de Agosto (n.º 209) da Executive Digest.