Habitação: Preços das casas em Portugal devem aumentar mais de 8% todos os anos na próxima década, avisam especialistas
O preço das casas em Portugal deverá crescer a um ritmo anual de 8% nos próximos 10 anos, indica o Economic Experts Survey, inquérito realizado pelo IFO da Universidade de Munique, que reúne previsões de mais de mil economistas e especialistas sobre a realidade do mercado da habitação mundial.
Segundo explicam os autores relatório, em Portugal, o aumento será de 8,2% ao ano. Olhando a toda a região da Europa do Sul, os aumentos serão entre 10 a 15% ao ano, uma média “bastante elevada”.
Timo Wochner, investigador do IFO, aponta que este aumento é baseado nas perspetivas de que esta inflação seja mais elevada “em relação a Malta, Sérvia e Albânia”, onde o preço das casas crescerá ainda mais ao ano do que em Portugal.
Mas há regiões com maior aumento, como África Oriental ou o sul da Ásia, com crescimento acima de 20% ao ano. Na Europa Ocidental, América do Norte, ou Oceânia, os sumentos serão “modesto de 6 a 8%”.
O valor mais baixo de aumento anual do preço das casas, segundo os especialistas, será esperado na África Central, de 5%.
“Os especialistas estão particularmente pessimistas na Macedónia do Norte e na Bósnia e Herzegovina, mas a avaliação é negativa também nos países do Sul da Europa, como a Itália, a Espanha e Portugal”, avisam as previsões.