Semana começa com muito calor mas depois termómetros tornam-se ‘mais simpáticos’: saiba o que esperar nos próximos dias

Depois de um fim de semana tórrido, as temperaturas vão ‘acalmar’ a partir do início desta semana: se hoje ainda se vai fazer sentir elevado calor, os termómetros prometem tornar-se ‘mais simpáticos’ a partir de terça-feira.

Este panorama meteorológico será estimulado pelo anticiclone dos Açores que se estenderá em crista sobre o Golfo da Biscaia e Mediterrâneo ocidental, que propiciará uma circulação do quadrante leste sobre a Península Ibérica (massa de ar quente), originando tempo quente, seco, estável e soalheiro durante vários dias, pelo menos até terça-feira.

E o que diz o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera? De acordo com os meteorologistas, pode-se esperar hoje “tempo quente com céu geralmente limpo”, sendo que o vento será “fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante leste, rodando temporariamente para noroeste na faixa costeira ocidental a norte do Cabo de Sines durante a tarde, soprando por vezes forte (até 40 km/h) no barlavento algarvio entre o meio da manhã e o final da tarde e, até ao início da manhã, nas terras altas do Norte e Centro”. As regiões Norte e Centro devem registar “uma pequena descida da temperatura” e o Algarve “uma descida da temperatura máxima”.

Para terça-feira, haverá “tempo quente com céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste a partir do final da tarde”. Pode contar com uma “subida de temperatura no interior Norte e Centro” e uma “descida da temperatura máxima na região Sul”.

E o que vão dizer os termómetros?

Lisboa atinge hoje os 40 graus de máxima, sendo que amanhã desce para os 32 graus. A partir daí, estabiliza nesses valores ao longo da semana, à exceção de quinta-feira, que volta a subir para os 35 graus.

Já o Porto vai registar 36 graus esta segunda-feira, sendo que as temperaturas máximas vão descendo ao longo da semana até aos 25 graus.