PRR: Banco de Fomento duplica dotação do Programa de Venture Capital para 400 milhões de euros

O Banco Português de Fomento (BPF) anunciou hoje que aumentou a dotação do Programa de Venture Capital de 200 milhões de euros para 400 milhões de euros, por via da reafetação do Programa de Recapitalização Estratégica.

Executive Digest com Lusa
Julho 26, 2023
16:47

O Banco Português de Fomento (BPF) anunciou hoje que aumentou a dotação do Programa de Venture Capital de 200 milhões de euros para 400 milhões de euros, por via da reafetação do Programa de Recapitalização Estratégica.

A instituição assinala que o aumento da dotação surge depois da “elevada qualidade das candidaturas” ao programa, um dos dinamizados pelo Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR) e “após aprovação pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal”.

“O Programa de Venture Capital, gerido pelo BPF e criado no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nacional, recebeu 44 candidaturas, com intenções de investimento superiores a 877 milhões de euros, tendo o BPF (após análise e processo de seleção inicial) notificado todos os candidatos, para, ao abrigo do direito a audiência prévia, e caso assim o entendessem, se pronunciarem”, explicou o banco de fomento.

O BPF comunicou ainda que terminou o período de avaliação das pronúncias apresentadas e que iniciou a fase de ‘due diligence’, tendo solicitado aos candidatos informações adicionais.

“Recebida a informação e concluída a sua análise, de seguida o BPF divulgará e emitirá a classificação e ordenação final das operações elegíveis ao abrigo do referido programa”, explica a instituição.

Num texto enviado em janeiro, o BPF explicou que o Programa de Venture Capital se propõe a “apoiar o investimento em empresas através da subscrição de fundos de capital de risco geridos por intermediários financeiros – Sociedades de Capital de Risco ou Sociedades Gestoras de Capital de Risco, reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CMVM) ou outra entidade de supervisão europeia equivalente – que cumpram com as condições de elegibilidade previstas”.

De acordo com o BPF, este programa pretende ainda “fomentar a constituição ou capitalização empresarial, prioritariamente nas fases de arranque (‘pré-seed’, ‘seed’, ‘startup’, empresas em fase de arranque, ‘later stage venture’ – séries A, B e C, ou ‘scale-up’), e “promover a entrada em mercado e o crescimento e expansão de empresas viáveis através do desenvolvimento de novos produtos, serviços e mercados, ou do reforço e profissionalização do quadro de pessoal, incluindo a equipa de gestão”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.