SNS 24: Pedidos de apoio psicológico continuam a aumentar. Mais de 6500 pessoas por mês procuram ajuda

Foi há 3 anos que foi criado o serviço de atendimento psicológico na linha SNS 24 (808 242424), e desde então já mais de 233 mil chamadas foram atendidas.

Quem está do outro lado do telefone a prestar ajuda, diz-se sempre impressionado pelo aumento de pedidos de ajuda verificado. Leonor Silva, psicóloga que trabalha na linha desde que foi criada, explica à RTP que chegam pedidos para várias situações: “Muitos pensamentos suicidas, crises de ansiedade agudas, ataques de pânico, questões relacionais, ‘burnout’ e exaustão emocional, e também comportamentos aditivos”.

O atendimento desta linha ganha cada vez mais relevância se pensarmos que, segundo a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), acontece uma média de três suicídios por dia em Portugal.

A esta linha de atendimento chegam pessoas de todas as idades, de jovens a idosos, com 40 psicólogos com especialização em crise a prestar apoio, 24 horas por dia.

No total, foram atendidos por estes psicólogos 217 mil utentes e 16 mil profissionais de saúde. Há um ano que há já resposta do outro lado da linha também em inglês, e já foram feitos 4 mil atendimentos nessa língua.

Já quanto a todas as valências do SNS, no atendimento geral, contam-se 25 mil chamadas por dia, em média. No ano passado foram 9 milhões de chamadas, três milhões acima do ano anterior. Até junho deste ano já se contavam 900 mil.

Perante as críticas de que houve erros que levaram, nos picos de procura no ano passado, vagas de calor, e épocas gripais, dividas sobre o reencaminhamento feito do SNS 24 para os hospitais e outras unidades, o algoritmo está a ser atualizado.

“Está a existir uma revisão integral de todos os algoritmos, para responder às novas necessidades do SNS”, explica João Oliveira, coordenador do SNS 242 dos Serviços Partilhados Ministério da Saúde.

O responsável assinala as possibilidades que a app SNS 24 apresenta, com já 9 milhões de downloads feitos, e destaca o mais recente serviço, que permite a autodeclararão de baixas de até 3 dias por esta via. Até ao momento, contam-se já 64 mil baixas de 3 dias pedidas ao SNS24.